Em ano de crescimento e consolidação, a organização impulsionou as finanças sociais no Brasil e investiu R$ 9,6 mi em ações de impacto socioambiental
Originalmente publicado pela Sitawi Finanças do Bem
Desafios sociais e ambientais cada vez maiores demandam soluções multidisciplinares e coordenadas. É nessa direção que a SITAWI tem buscado desenvolver ferramentas inovadoras e parcerias que avancem a geração de impacto socioambiental positivo.
O ano que passou foi de crescimento e consolidação na SITAWI. Concluímos um ciclo de transformações institucionais e embarcamos em um crescimento consciente e consistente. Migramos para um escritório melhor no Rio de Janeiro e lançamos um site mais dinâmico e responsivo. Agora somos 24 pessoas engajadas com as Finanças do Bem.
Celebramos conquistas que reforçam nosso compromisso com a transparência e a excelência. Fomos reconhecidos como a 6ª organização social mais influente no Brasil (8ª na América Latina). Recebemos o prêmio de organização mais transparente pela Associação Bras. de Captadores de Recursos e o selo máximo em Gestão e Transparência pelo Instituto Doar. Ficamos bem colocados em 12 categorias da Independent Research on Responsible Investment, o mais importante ranking de Investimento Responsável global. A SITAWI foi eleita a 9ª melhor casa de pesquisa socioambiental do mundo e teve o 2 omelhor analista e dois outros integrantes bem posicionados.
Impulsionamos a agenda de Finanças Sociais no Brasil através da produção de conhecimento e do avanço na implementação do primeiro Contrato de Impacto Social do país. Realizamos, também, diversos encontros para mover o campo em direção ao seu potencial de impacto através da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, da qual fazemos parte da Diretoria Executiva junto ao Instituto de Cidadania Empresarial.
Batemos a marca dos R$9,6 milhões endereçados para impacto socioambiental, para mais de 50 organizações. Em oito anos, alcançamos mais de 200 mil pessoas em várias dimensões, de Direitos Humanos à geração de renda.
Nosso programa de Finanças Sustentáveis cresceu expressivos 45% em projetos realizados e dobrou o número de publicações. Consolidamos a parceria com a Vigeo Eiris, como representante oficial em pesquisa socioambiental para investidores responsáveis no Brasil. Entramos com vigor no mercado de green bonds: o 1º título verde emitido no mercado brasileiro teve parecer da SITAWI e, ao longo de 2017, outros serão emitidos.
Esse também foi o ano em que estivemos mais próximos de nossos doadores: organizamos eventos e visitas a projetos apoiados em São Paulo e Rio de Janeiro. Como resultado, temos 43 novos apoiadores, chegando a 91 indivíduos comprometidos com o nosso trabalho e conectados com o impacto que ajudam a gerar na ponta.
A equipe SITAWI trabalha todos os dias para continuar merecendo sua confiança e admiração. Convidamos você a conferir em nosso Relatório Anual 2016 como trilhamos esse caminho.