Negócios social democratiza o acesso à energia solar para a população de baixa renda da comunidade Santa Marta

O Brasil tem um potencial enorme de geração de energia solar e tem aumentado a sua capacidade de energia instalada. Em 2016, a energia fotovoltaica cresceu 300% no país e, até 2040, usinas solares devem representar 32% da matriz energética brasileira. Hoje, já temos mais de 1.000 pequenos negócios no setor.

Um desses negócios é a Insolar, startup que está levando energia solar para a comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, e que é apoiada pela Iniciativa Jovem, da Shell. Segundo matéria da Superinteressante:

Um empreendedor carioca viu nesse verão eterno uma oportunidade: utilizar painéis solares para oferecer energia limpa e sustentável para os moradores da comunidade. Entre a infraestrutura pouco confiável da rede elétrica tradicional e os preços muitas vezes impeditivos de uma conta de luz, comunidades de baixa renda costumam ser as mais afetadas pela vulnerabilidade das fontes de energia. O objetivo da Insolar, startup criada por Henrique Drumond e seu sócio, Michel Baitelli, é oferecer uma alternativa para os moradores, por meio da democratização do acesso à energia solar.

Assista também a este vídeo do site Manual do Mundo, que explica em mais detalhes o funcionamento da startup: