Este artigo do Mundo FCA aborda muito bem a questão da economia circular.

Na definição da Ellen McArthur Foundation, economia circular é:

(…) regenerativa e restaurativa por princípio. Seu objetivo é manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo. O conceito distingue os ciclos técnicos dos biológicos.

Conforme concebida por seus criadores, a economia circular consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis. Ela funciona de forma eficaz em qualquer escala.

Segundo o artigo do Mundo FCA:

Na FCA, a transição da economia tradicional, linear, para a economia circular fez nascer a Coopeárvore, cooperativa de moda sustentável que faz parte da plataforma social Árvore da Vida. Com sede na comunidade Jardim Teresópolis, nos arredores do Polo Automotivo Fiat, em Betim, MG, e formada por um grupo de moradores, a maioria mulheres, a cooperativa recebe sobras de cintos de segurança e aparas de tecido automotivo para produzir acessórios, como bolsas, mochilas, chaveiros e outros itens com qualidade reconhecida internacionalmente.

Clique aqui para continuar lendo.