O aplicativo Comida Invisível já está disponível para Android e, em breve, será disponibilizado para iOS

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo – o que corresponde a 1,3 bilhões de toneladas por ano. Só no Brasil, considerado uma dos dez que mais desperdiçam comida, cerca de 30% da produção não é utilizada após a fase da colheita. Entretanto, essas 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados alimentariam cerca de 25 milhões das 800 milhões de pessoas que passam fome.

Daniela Leite, uma das idealizadoras do Comida Indivisível, se deparou com essa questão após ir ao Ceagesp, um dos maiores centros de abastecimento do Brasil. A advogada se espantou ao ver pilhas de legumes e frutas maduras descartados como lixo, e teve a ideia de encontrar um fim digno para esses alimentos sem valor comercial – ou seja, que estão no ponto de maturação ideal para o consumo.

A ideia de conectar quem tem comida sobrando com quem precisa dela resultou em um aplicativo, o Comida Invisível, lançado na última segunda-feira (04). O funcionamento é simples: os comerciantes que possuem alimentos sem valor comercial devem se cadastrar no aplicativo, registrar o alimento e depois é só gerenciar as doações. De acordo com a empresa, é importante que o doador dê todas as informações no anúncio, indicando se pode entregar ou se os interessados devem buscar os alimentos, descrevendo o estado dele e a data de validade.

Continue lendo no StartSe.