A crise ocasionada pela pandemia do COVID-19 teve efeitos diferentes para os negócios de impacto. De acordo com dados do 3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental (2021), da Pipe.Labo, apesar de resultados negativos como 30% dos respondentes relatarem a redução de vendas e 25% a dificuldade de acesso a recursos financeiros, mais da metade (52%) entenderam o momento como uma oportunidade, criando desde novos produtos até a exploração de novos mercados, registrando, inclusive, crescimentos relevantes.
Para exemplificar e trazer luz ao cenário de crescimento em meio ao caos, o mapa apresentou quatro negócios de impacto que obtiveram ótimos resultados em 2020. Esses empreendimentos ultrapassaram o modo de resiliência e atingiram o antifrágil. Diferente do resiliente, que consegue voltar ao seu estado anterior ou se manter durante uma adversidade, a habilidade da antifragilidade, teoria apresentada pelo professor Nassim Nicholas Taleb, em sua obra “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos”, consiste em melhorar e crescer em meio ao caos. Em seu texto, abre ainda uma analogia com a Hidra de Lerna, uma figura da mitologia grega representada pela união do corpo de um dragão e diversas cabeças de serpentes. Quando uma cabeça era cortada, duas nasciam em seu lugar, proporcionando maior força e resistência.
Sendo assim, empreendedores e suas equipes enxergaram possibilidades de criar, crescer, explorar novos mercados e públicos e fizeram isso acontecer.
Entenda como e porque a LandApp, a Home Agent, a Fleximedical e a SaveLivez foram consideradas os destaques antifrágeis do setor.
Crescer em meio a queda
Segundo a LandApp, o setor de construção civil gera 63% dos resíduos sólidos do Brasil. Por isso, a empresa desenvolveu um serviço que conecta caminhoneiros e construtoras para melhorar o transporte desses resíduos, garantindo que sejam descartados em local adequado, permitindo a reciclagem e a reutilização desses materiais e diminuindo a emissão de CO² durante a logística.
Com a continuação dos andamentos de obras, a LandApp não parou e ganhou mais mercado e conquistou mais clientes, mitigando os impacto negativos no meio ambiente.
O home office tem 10 anos
Enquanto o mercado quebrava a cabeça para colocar todos os times em modelo remoto, a Home Agent crescia com a experiência. Desde 2011 a empresa, que fornece serviços de contact center, apostou na operação 100% em home office, com o intuito de proporcionar oportunidade para pessoas que não conseguiriam trabalhar de modo presencial por conta da falta de mobilidade urbana ou até por não conseguir se realocar no mercado (como mães e aposentados).
Fabio Boucinhas, criador e fundador da solução, contou em entrevista ao Hidra Podcast que o alto crescimento de negócios digitais, como os e-commerces, fez gerar uma demanda por times de atendimento (que precisavam ser remotos), uma implementação rápida e com times grandes. Isso fez com que a empresa crescesse nove vezes durante 2020, chegando a ter quase 900 posições ocupadas na época de Black Friday (por conta da necessidade de suporte para o maior evento de vendas do ano).
Acesso à saúde mais prioritário que nunca
Compartilhando a premissa de dar acesso a um serviço para cidadãos que vivem em locais afastados ou de difícil acesso, a Fleximedical traz uma solução para levar mais saúde a eles. A solução é baseada na transformação de automóveis e containers em unidades móveis de saúde, conseguindo comportar consultórios, salas de exames e centro cirúrgicos.
Em uma crise sanitária e de saúde em que milhares de pessoas foram infectadas de forma simultânea pelo coronavírus, instituições e organizações governamentais correram contra o tempo para suprir as necessidades de atendimento e ofertar mais leitos. A Fleximedical conseguiu oferecer uma solução, adaptando rapidamente unidades para atender hospitais de campanha. O resultado foi uma alta taxa de crescimento, expansão de operação e criação de novos produtos para suprir necessidades que surgiam conforme o ano 2020 progredia.
Predição salva-vidas
A SaveLivez utiliza a ciência de dados para otimizar as operações e prever demandas das áreas de saúde. Seu primeiro e principal serviço é o ajuste de oferta e demanda de bolsas de sangue, a fim de evitar o descarte por falta de utilização e distribuir a quem precisa.
Porém, em meio à pandemia, a empresa conseguiu desenvolver uma solução para empresas que auxilia a prevenção, controle e mitigação de riscos de transmissão da COVID-19. O serviço foi bem aceito pelo mercado e resultou em mais de 1 milhão de triagens automatizadas, 19 mil casos suspeitos identificados e mais de 300 municípios monitorados em relação à taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
O que podemos aprender com esses negócios e com a antifragilidade?
- Conheça bem o seu produto e/ou serviço, saiba qual valor ele entrega, que problema soluciona, quais os efeitos colaterais. Essas observações são importantes para se enxergar possibilidades de novas aplicações, inclusive em adversidades. Taleb exemplifica isso em sua fala durante o HSM Experience, quando relembra que medicamentos como a aspirina, que foi criada para ser usada para combater a febre, hoje é utilizada para afinar o sangue.
- Não tenha medo de apostar em modelos considerados não tradicionais, seja em operação ou em desenvolvimento.
- Não resista às mudanças ou adversidades. Aprenda e busque melhorar suas habilidades e aptidões por meio delas.
- É claro que somos programados a esperar que as coisas ocorram como queremos ou planejamos, mas a realidade não é assim. A partir do momento que esse fato é aceito, uma nova dimensão possibilidades é aberta.
- A estabilidade é superestimada. Aprendemos que é preciso ter ganhos estáveis em longos períodos, mas isso só mantém as coisas confortáveis. Essa é uma situação perigosa, visto que o conforto traz à tona a comodidade e a falsa sensação de segurança, de que nada pode abalar a estrutura do seu negócio.
- A volatilidade, então, é importante para um crescimento real e deve ser abraçada como amiga, não inimiga.
- Não tenha um plano de negócio que te prenda ou que não dê opções de saída. Quanto mais caminhos de retorno, mais fácil será mudar quando for preciso e se beneficiar com erros e adversidades.
- Está com um problema? Encare-o! Só enfrentando essas situações será possível aprender e se desenvolver para melhorar seu plano, sua operação, sua estratégia.
- Busque referências e conhecimentos de outras empresas que experenciaram adversidades que você está passando agora. Isso vai ajudar a enxergar novas oportunidades e caminhos não vistos anteriormente.