Periferia em Movimento, Bora Lá, Gastronomia Periférica, Nutrir-se e BioAfetiva foram as selecionadas para participar da segunda edição da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP). O primeiro dia de aceleração é nesta quinta, 16, no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP).

O Instituto Vedacit está ao lado da Produtora A Banca, ARTEMISIA e FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) nesta segunda etapa da ANIP. O objetivo é potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo), em São Paulo.

As cinco empresas selecionadas participam de um programa de aceleração de quatro meses, com encontros presenciais mensais sobre temas relacionados ao negócio, acompanhamento quinzenal, workshops e, após o processo de aceleração, mentoria durante seis meses. Ao final, os empreendedores com participação ativa no processo poderão receber um capital-semente de até R$ 20 mil.

Contribuir para a formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo é uma das linhas de atuação do Instituto Vedacit, chamada de Cidades Inteligentes. “Para o desenvolvimento das cidades do futuro é necessário estimular a harmonia entre pessoas, moradias e espaços urbanos, e incentivar soluções que permitam às pessoas se conectar com suas comunidades e transformá-las num lugar melhor para se viver. Ampliar as oportunidades de emprego, levar avanços tecnológicos e estruturais, aumentar a empregabilidade e o empreendedorismo social do público jovem em suas próprias comunidades completam o cenário para o crescimento de toda a região, por isso a importância de uma iniciativa como a Aceleradora NIP”, afirma Luis FernandoGuggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

Além do Instituto Vedacit, a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia conta com o patrocínio da Fundação Via Varejo, Fundação Telefônica, Mov Investimento, Fundação ARYMAX, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e Fundação Lemann.

Saiba mais sobre as empresas:

Periferia em Movimento – www.facebook.com/PeriferiaemMovimento

Oferece cursos e formação para a comunidade. Entre as ações realizadas estão encontros de formação e aprendizagem, desenvolvimento de conteúdos e pesquisa a partir das periferias. A frente da iniciativa estão os empreenderes Thiago Borges, Aline Rodrigues e Evelyn Arruda.

Bora Lá – www.facebook.com/boralaagencia

Agência de Comunicação e Marketing Popular, trabalha com Negócios Sociais de Impactos e nano empreendedores, oferecendo atendimento personalizado, produtos de Comunicação Visual e Marketing de qualidade por preços acessíveis. A empreendedora Jucileide Dias está à frente desta que é a primeira Agencia de Comunicação e Marketing na Periferia, criando oportunidade de comunicação entre o empreendedor da região com todos os públicos, proporcionando acesso a ferramentas de comunicação, conhecimento e informação.

Gastronomia Periférica – www.facebook.com/gastronomia.periferica

Empresa de catering, oferece alimentos e serviço de qualidade. Os empreendedores Edson Leite e Adélia Rodrigues tem como objetivo formar alunos que levem o negócio para diversas regiões, atuando como multiplicadores. A intenção é de que possam trabalhar e viver fazendo o que realmente gostam. A empresa também contribui para o desenvolvimento da economia local, pois os clientes compram e contratam em sua própria comunidade.

Nutrir-Se – www.facebook.com/nutrirsi.consultorianutricional

Fornece consultoria nutricional, por meio de grupos educativos de alimentação saudável, e refeições congeladas com propósito de praticidade e saúde. A empreendedora Simone Rodrigues Mendes explica que por meio da mudança de hábitos alimentares se reduz automaticamente as doenças que estão ligadas a má alimentação, como diabetes, obesidade e dislipidemias.

BioAfetiva – www.facebook.com/bioafetiva/

A BioAfetiva é um empreendimento social que busca uma mudança no estilo de vida das pessoas por meio do uso de cosméticos naturais. A empreendedora Francisca Jesuana Alves acredita na mudança do estilo de vida por meio do uso de cosméticos sem efeitos tóxicos ao corpo, de maneira saudável, terapêutica, para trazer bem estar e saúde.

Sobre o Instituto Vedacit – www.institutovedacit.org.br

O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas – com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. Acesse: www.futurodascidades.com.br.

Sobre a Vedacit – www.vedacit.com.br 

Líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com lançamentos para serem utilizados no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 82 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 140 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 30 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e nova unidade em Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com nove filiais distribuídas estrategicamente pelo país.

Acompanhe a Vedacit:

Facebook.com/vedacit 

Instagram.com/vedacit

Youtube.com/vedacit

https://open.spotify.com/user/vedacit_br

https://twitter.com/vedacitoficial

 

Sobre A Banca

A Banca nasce como um movimento juvenil no final da década de 90 quando o Jardim Ângela era o lugar mais violento do mundo. Em 2007, A Banca passa pelo processo de aceleração da Artemisia. Em 2008, estrutura-se juridicamente, tornando-se uma associação. Desde o início de suas atividades, A Banca já realizou mais de 130 eventos gratuitos em espaços públicos da cidade de São Paulo, nos quais se apresentaram 120 grupos musicais, beneficiando diretamente 45mil pessoas. Atuou com mais de 25 escolas públicas e privadas, oferecendo intervenções educacionais através da cultura Hip Hop e da Educação Popular. Foi a pioneira em fazer conexões de impacto, em busca de romper as barreiras invisíveis culturais, sociais e econômicas com pessoas de diferentes realidades na cidade de São Paulo.

Sobre a FGV Cenn 

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVCenn) foi criado em junho de 2004 com a missão de ser um gerador de conhecimento em empreendedorismo no Brasil, construindo uma cultura empreendedora na Fundação Getúlio Vargas e contribuindo para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Para isso, o Centro reúne pesquisadores de formações diversas para estudar e propagar conhecimento sobre empreendedorismo de forma multidisciplinar, independente e de acesso público. O GVcenn é reconhecido como um centro de excelência sobre empreendedorismo e realiza uma série de eventos, workshops, competições de planos de negócios, concursos, congressos e pesquisas, a maioria deles oferecida gratuitamente a um público interno e externo à FGV.

Sobre a ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

A Artemisia já acelerou mais de 100 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. www.artemisia.org.br