Quando alguém está começando um negócio, é bem comum ir atrás de investimento. A pessoa pode estar abrindo um restaurante, uma franquia, ou mesmo uma loja de roupas. E pode ser que, em meio a suas pesquisas, encontre algo sobre investimento anjo. No entanto, o investimento anjo, não é destinado a este tipo de negócio.
Na realidade, o conceito de investimento anjo já tem várias décadas. Ele foi originado pelas pessoas que investiam em peças da Broadway: era um investimento de alto risco porque o show poderia ser um sucesso e ficar em cartaz por várias décadas, como também poderia não funcionar e fechar em alguns meses.
E essa é a ideia do investimento anjo: ele é focado em negócios que estão no seu início, as chamadas startups, que geralmente estão em busca de investimento na faixa entre R$50 mil e R$700 mil. O negócio deve trazer algum tipo de inovação, seja no produto, serviço, no processo em si ou no modelo de negócio.
Além disso, é importante que o negócio seja escalável, ou seja, que possa crescer sem aumentar os custos proporcionalmente. Também, para buscar o investimento anjo, o negócio já deve ter passado do estágio “ideia” e já ter um MVP (mínimo produto viável). E, claro, a startup deve mostrar que tem um time capaz de executar o que planejaram.
Então, a franquia, o restaurante ou outros negócios tradicionais não se enquadram no segmento que investidores anjo buscam.
Se você tem um empreendimento que tem os requisitos para buscar investimento anjo, é possível submeter o projeto pelo site da Anjos do Brasil. Mas lembre de ter um bom pitch preparado!