Do ICE

As métricas atestam o impacto causado pelo negócio e também ajudam a melhorar o modelo de negócio. Além disso, a comprovação da efetividade e sustentabilidade dos negócios é fundamental para conquistar investidores e aprimorar a atuação. Diante desse desafio para o empreendedor de impacto, a Artemisia se juntou à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social.

Com um texto simples e explicativo, o guia apresenta conceitos importantes para a avaliação de negócios de impacto social e o passo-a-passo para essa medição. “A proposta é dar suporte ao empreendedor de impacto social para que ele pense em como criar uma cultura de avaliação interna e externa, como conduzir e quais instrumentos, metodologias e métricas, e quais armadilhas evitar. Trata-se de um guia bastante prático que ajudará o empreendedor e sua equipe a construir uma solução customizada, totalmente voltada ao seu negócio e ao propósito que espera com essa avaliação de impacto”, detalha Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

O guia está subdividido em cinco capítulos – Por que avaliar?; Preparando o terrenoSete passos para desenhar uma avaliação (passos de 1 a 4)Sete passos para desenhar uma avaliação (passos de 5 a 7); e Aprendizagem, decisão e comunicação. Aborda cada passo com casos concretos, vídeos, websites, dicas de leitura e exercícios de brainstorming que ampliam a compreensão da equipe e mostram como conduzir a mensuração adequada a cada estágio da startup e área de atuação.

Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social está disponível para download gratuito – clique aqui.