Como fomentar o desenvolvimento econômico e preservar o planeta ao mesmo tempo? A bioeconomia é uma alternativa
Aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental é fundamental para o mundo atual. Muitos são os conceitos, modelos e estratégias desenvolvidos para gerar um desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo. Uma das tendências mais importantes nesse sentido é a bioeconomia. Vamos entender o que isso significa?
Segundo a definição da Comissão Européia – instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da União Europeia (UE) – bioeconomia é “a produção de recursos biológicos renováveis e a conversão desses recursos e fluxos de resíduos em produtos de valor agregado, como comida, ração, produtos de base biológica e bioenergia. Esses setores e indústrias têm um grande potencial de inovação devido ao uso de uma ampla gama de serviços, tecnologias facilitadoras e industriais, além de conhecimento local e tácito” (Fonte: “Innovating for Sustainable Growth – A Bioeconomy for Europe”).
Essa é uma tendência que pode e deve ser abraçada por negócios de impacto no Brasil, país com um dos maiores potenciais bioeconômicos do mundo.
Para você se aprofundar no tema, Kaleydos selecionou 4 ótimos vídeos para você assistir. Bom aprendizado!
Definição
Esse vídeo do Sebrae explica o conceito de maneira didática e simples.
Amazônia: O potencial da bioeconomia
Como desenvolver a Amazônia sem destruí-la? Quem explica isso é o pesquisador Carlos Nobre, um dos maiores especialistas em mudanças climáticas e Amazônia no Brasil e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Conheça os principais desafios da bioeconomia no Brasil
Neste episódio do programa Conexão Ciência, de 2018, Bruno Nunes, então coordenador-geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, falou sobre o estado da bioeconomia no Brasil e seus desafios.
https://www.youtube.com/watch?v=H6CLb5pzZXo
CNI discute a bioeconomia
O tema é de interesse não somente de ambientalistas, mas da indústria. Em 2017, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um debate sobre o tema. Assista a apresentação de Andrea Alvares, vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura.
Leia também
Economia circular: o que é e como aplicar ao seu negócio de impacto
Como empreender com impacto socioambiental no agronegócio
Para FAO, bioeconomia pode alimentar o mundo e salvar o planeta
Bioenergia será estratégica para a economia sustentável, dizem lideranças científicas
Estudo aponta seis tendências de sustentabilidade com oportunidades para pequenos negócios
Foto: DalinYebo em VisualHunt.com / CC BY-NC-SA