Tecnologia será adotada em parceria com KfW e não criará nova moeda digital


Quer saber mais sobre blockchain e suas aplicações a negócios de impacto social? Então clique aqui para ler nosso artigo produzido em parceria com a Pipe Social!


Criada como tecnologia que serve de infraestrutura para o Bitcoin (e outras criptomoedas), a blockchain possui muitos outros usos, entre eles o de proporcionar maior transparência a governos. Até maio de 2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) testará a tecnologia em operações financeiras ligados ao Fundo Amazônia.

O teste-piloto está sendo realizado em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Os bancos se uniram para aprimorar o software TruBudge, desenvolvido pelo KfW para tornar mais transparente e eficiente as transações de capital público para investimentos. O projeto não implica na criação de uma nova criptomoeda.

O diretor de Planejamento e Crédito do BNDES, Carlos Alexandre da Costa, afirma que será o primeiro banco de desenvolvimento do mundo a usar a tecnologia. Diz também que espera que outras instituições financeiras utilizem a plataforma no futuro.

Paralelamente a este projeto, o BNDES está trabalhando com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação na criação de uma nova criptomoeda que será usada para conceder empréstimos a estados e municípios.


Com informações do Startupi.