Pimp My Carroça lança aplicativo que facilita a coleta de lixo reciclável e ajuda catadores a trabalhar
90% dos materiais recicláveis no Brasil são recolhidos por catadores de lixo. Mas qual é o reconhecimento que estes trabalhadores têm? Além do pouco reconhecimento, sua atividade é bastante insalubre. Por isso, iniciativas que melhorem suas condições de trabalho são sempre bem-vindas.
Segundo matéria do Portal Aprendiz:
O aplicativo Cataki, desenvolvido pelo Pimp My Carroça, vem para atuar nessa realidade, conectando os catadores com qualquer um que tenha resíduos ou material reciclável a ser recolhido. A ideia é reconhecer o pequeno empreendedorismo ambiental desempenhado por estes profissionais e, é claro, colaborar com o descarte adequado dos resíduos.
Gratuito para Android e iOS, o Cataki tem um banco de dados constante com os catadores, que podem ser solicitados por quem precisa do serviço. De acordo com a região em que mora, o usuário terá acesso aos diferentes perfis, com contato do catador e a informação de que tipo de serviço e material ele coleta. As duas partes decidem entre si um valor justo para o trabalho e contribuem, juntas, para o descarte consciente.