Nos últimos cinco anos, ergueram-se algumas pontes entre o ecossistema e a pesquisa acadêmica. Os indícios disso aparecem na criação de novos cursos sobre negócios de impacto social nas mais variadas universidades brasileiras, além do apoio para pesquisas e para estudos de caso.

Desempenhando um papel fundamental na orquestração do cenário acadêmico está o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), um dos articuladores quando o tema é negócio de impacto. Em 2013, o instituto começou a rodar o Programa Academia, o qual visava fortalecer a produção de conhecimento e aumentar a atuação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

“O Programa Academia nasceu assim que o ICE assumiu a temática dos negócios de impacto. Nosso objetivo era de aproximar a universidade deste universo tanto para ajudar na conceituação do campo no Brasil, quanto para começar a estimular as pesquisas, aulas, atividades de extensão”, conta Adriana Mariano, gestora do Programa Academia. “O tempo inteiro, a gente tenta quebrar esta barreira da academia. Queremos que ela seja cada vez mais um ator dentro do ecossistema”, completa.

[mks_button size=”large” title=”Continue lendo na AUPA” style=”squared” url=”http://www.aupa.com.br/cursos-sobre-negocios-de-impacto/” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]