Desde abril de 2018, o Programa Realiza!, uma iniciativa resultado de parceria entre a Kaleydos e o Quintessa, tem ajudado algumas startups de impacto social a validar os seus modelos de negócios. Foram 110 negócios inscritos no edital, dos quais 17 foram levados ao comitê de aprovação e 8 foram então selecionados para passar pelo programada. Além da Kaleydos e do Quintessa, formaram o comitê a Kviv Ventures, Positive Ventures, Instituto Jatobás, Provence Capital e SITAWI.
No final de maio, 4 destas startups foram selecionadas para participar da segunda etapa do programa. Em agosto, duas passarão para a terceira etapa. Em setembro começará a quarta etapa, da qual participarão 0, 1 ou 2 negócios.
Conheça os negócios de impacto que participam do Programa Realiza!.
Participaram da Fase 1
Fepo: acesso a tratamento psicológico via app por meio de vídeo chamadas com psicólogos, por um terço do valor das sessões atualmente.
Hangar Educação: aulas de português e alfabetização in company.
SAS Smart / Soluções de Acesso à Saúde Inteligente: chamado voluntário ou automático em caso de ocorrências de trânsito ou de emergências (pretende revolucionar o atendimento de urgências).
Verde ao cubo: tecnologias de hortas verticais indoor, inteligentes e automatizadas, que podem ser cultivas em pequenos espaços urbanos ociosos, e com altíssima produtividade, com o uso de até 90% menos água se comparado com um cultivo tradicional, e sem uso o de agrotóxicos.
Participaram da Fase 1 e participam da Fase 2
Maturi Jobs: plataforma de recolocação para público 50 anos +, com oportunidades de trabalho onde empresas postam vagas e também buscam profissionais em nosso banco de dados, hoje com 65 mil pessoas cadastradas.
Minha Xepa: supermercado móvel, que compra produtos próximos ao vencimento (geralmente menos de duas semanas) de supermercados e indústria de alimento, e vende em comunidades, com cerca de 70% de desconto, quando comparados aos preços usuais destas mercadorias.
Reciclo: coleta e compostagem, venda de minhocários, palestras, cursos e oficinas (solução para resíduos orgânicos e educação ambiental).
WatchIN: tecnologia para monitoramento remoto da saúde das pessoas, coletando dados via wearable, tratando as informações por sistema algoritmo e intervindo com cuidados médicos.