Segundo pesquisa realizada este ano pelo Sebrae, 72% das micro e pequenas empresas já utilizam a internet para se comunicar com sua clientela
Pesquisa realizada pelo Sebrae em todo o país mostrou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil apostaram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial, nas redes sociais. Atualmente, 72% dos pequenos negócios já utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook. A pesquisa “Transformação Digital nas MPE” avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. O aplicativo WhatsApp e a rede social Facebook são as ferramentas mais usadas pelas MPE na divulgação de produtos e serviços. Esses dois recursos também são aproveitados para estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar vendas.
Atento à essa realidade, o Sebrae está oferecendo aos Microempreendedores Individuais (MEI) e aos empresários de Micro e Pequenas Empresas um curso para ampliar conhecimentos de gestão e relacionamento com clientes, minimizando riscos e aproveitando oportunidades nas redes sociais. O curso aborda diversos temas, como, por exemplo, as principais características das redes sociais e como realizar um planejamento necessário para inserir, de modo efetivo, o pequeno negócio na internet.
Além disso, a capacitação contém aulas sobre como identificar os desafios e as vantagens que a integração às Redes Sociais pode trazer à pequena empresa, com foco no planejamento como aliado na prevenção de riscos e como tornar-se capaz de introduzir as ferramentas de comunicação e interação da Web 2.0 no empreendimento. O curso também ajuda a analisar a viabilidade destas ferramentas para o seu negócio. O curso, que é gratuito, tem duração de 3 horas e deve ser concluído em até 15 dias. As inscrições podem ser feitas na página do Sebrae. Clique no link para acessar.