Encontro em Manaus irá capacitar empreendedores que criaram soluções para esse gargalo para que possam captar recursos e implementar seus protótipos.
Com a proposta de implementar soluções concretas que aumentem as chances de sucesso de empreendedores de negócios de impacto socioambiental na Amazônia, será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Manaus, o segundo encontro do Lab Amazônia – Desafio Logística e Comercialização dos Produtos da Sociobiodiversidade.
Durante os dois dias de evento as equipes criadoras de cinco protótipos que ajudam a solucionar os problemas de logística da distribuição dos produtos da sociobiodiversidade da Amazônia, participarão de workshops de capacitação com o objetivo de deixar essas ideias prontas para captação e implementação. O projeto é realizado pela Climate Ventures e PPA/Idesam com o apoio do Fundo Vale e Instituto Humanize.
Como nasceu o Lab Amazônia
O Lab Amazônia – Desafio Logística e Comercialização dos Produtos da Sociobiodiversidade nasceu em 2019 após a percepção das dificuldades logísticas de escoamento da produção dos produtos da sociobiodiversidade da Amazônia.
Fatores como a falta de infraestrutura, o alto custo e a pulverização da logística amazônica, aliadas à baixa escala de produção e altos custos cobrados pela prática nociva de atravessadores, aniquilam a margem do produtor, que prefere buscar outras formas de renda, muitas vezes nocivas ao meio ambiente, e desestimulam o consumo nos grandes centros.
Nesse contexto, o Lab Amazônia surgiu para engajar diferentes parceiros, prototipar e implementar soluções concretas que aumentem as chances de sucesso de empreendedores de negócios de impacto socioambiental e comunidades que fazem uso sustentável de produtos da sociobiodiversidade da floresta amazônica.
A estrutura do projeto está dividida em três fases:
- Lançamento do Desafio: visualização e priorização conjunta dos gargalos e soluções relacionados à logística e comercialização dos produtos da sociobio da amazônia. Fomento a atuação em rede do ecossistema na busca de soluções. Engajamento dos participantes na co-criação de protótipos de soluções conjuntas. Criação de 8 protótipos de soluções.
- Prototipagem de Soluções: engajamento e fortalecimento dos grupos de trabalho e amadurecimento da solução proposta. Cadastramento das soluções e seleção dos protótipos dentro de critérios de engajamento, viabilidade e impacto. (Fase atual)
- Implementação de soluções: Mobilização de recursos e redes de apoio para implementação das soluções priorizadas e apoio à implementação das soluções priorizadas.
Conheça os protótipos selecionados
Os selecionados para a Fase II serão contemplados com a participação dos workshops presenciais, em Manaus, auxílio para captação e implementação do protótipo, acesso à rede de parceiros da Climate Ventures e PPA/IDESAM e exposição no Summit 2020 da Climate Ventures. Os escolhidos foram acompanhados ao longo de 2 meses pela equipe da Climate Ventures e PPA/IDESAM e, após apresentação das soluções, chegamos aos protótipos selecionados:
Sinapse da Bioeconomia: programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, que valorizem a floresta amazônica e a bioeconomia.
Centro de Distribuição em SP: espaço compartilhado e humanizado com a proposta de redução de custos, também tem o objetivo de sistematizar o atendimento para estocagem, logística e comercialização pulverizadas em pequena escala, e em médio/longo prazo fomentar a larga escala.
Plataforma da Sociobio: tem como objetivos promover escala no escoamento dos produtos da sociobiodiversidade. abastecer as iniciativas de comercialização agroecológicas e solidárias; promover acesso da população em geral aos produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade brasileira; otimizar as estruturas e equipes existentes dos membros da plataforma a partir do compartilhamento e uso coletivo das mesas; dar suporte logístico e contábil para os membros da plataforma e constituir fundo de capital de giro para pagar os produtos a vista e dar prazo para pagamento aos comercializadores.
Otimização de fretes: tem o objetivo de buscar melhores condições e custos no fluxo de produtos da Amazônia.
Marca Amazônia: o objetivo é criar uma marca da região, que trará valor, conteúdo, informação, e acesso às marcas e iniciativas da Amazônia, de uma forma nova, jovem, criativa e empreendedora. Iniciar como uma espécie de campanha que ganha vida num portal. Ser uma curadoria, plataforma de diversas marcas com a possibilidade da plataforma ter também uma marca própria, sob um propósito comum.
Sobre os atores
Climate Ventures é uma plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil articulando lideranças de governo, sociedade civil e setor privado de forma estruturada com foco em ação. Seu propósito é aumentar pipeline e fluxo de investimentos em "bons negócios para o clima” através do fomento de um ecossistema que integra as esferas de clima, negócios/finanças e inovação/tecnologia.
PPA/ Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. Com 15 anos de atuação, o Idesam desenvolve um trabalho integrado, compreendendo uma atuação de base, no contato com produtores rurais e comunidades tradicionais, até a formulação de políticas internacionais, atuando junto a organizações que trabalham com clima e desenvolvimento sustentável.
Fundo Vale é uma associação sem fins lucrativos que busca conectar instituições e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável. Criado em 2009 pela Vale, como contribuição da empresa para a busca de soluções globais de sustentabilidade, o Fundo priorizou suas ações no bioma Amazônia, apoiando e financiando iniciativas que unem a conservação dos recursos naturais à melhoria da qualidade de vida e fortalecimento dos territórios.
Instituto Humanize tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável e a geração de renda, por meio do apoio à atuação estratégica de entidades que desenvolvam ações voltadas para a educação de qualidade, a gestão pública, o empreendedorismo e negócios de impacto social, a conservação e o uso sustentável do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no Brasil.
Informações à imprensa:
Catherine Magnani
catherine@climateventures.com
(11) 98902-1441
Serviço:
Fase II do Lab Amazônia – Desafio Logística e Comercialização dos Produtos da Sociobiodiversidade
Local: Tropical Executive Hotel – Av. Coronel Teixeira, 1320 A – Ponta Negra, Manaus
Data: 12 e 13 de novembro de 2019