Entenda o que é o greenwashing, ou maquiagem verde, e como identificá-lo nas marcas e produtos que você consome

A cada dia que passa, as empresas incorporam a sustentabilidade ambiental aos seus modelos de negócios. Contudo, em muitos casos, intencionalmente ou não, em vez de adotar práticas realmente sustentáveis, marcas acabam praticando o chamado greenwashing.

Você sabe o que é isso? Segundo o site eCycle:

A tradução do termo greenwashing para português pode ser algo como “lavagem verde” ou “pintando de verde”. A definição de greenwashing é relativamente simples. Ele pode ser praticado por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos. Consiste na estratégia de promover discursos, anúncios, ações, documentos, propagandas e campanhas publicitárias sobre ser ambientalmente/ecologicamente correto, green, sustentável, verde, eco-friendly etc. com a intenção primordial de relacionar a imagem de quem divulga essas informações à defesa do ambiente, mas, na verdade, medidas reais que colaborem com a minimização ou solução dos problemas ambientais não são realmente adotadas e, muitas vezes, as ações tomadas geram impactos negativos ao meio ambiente. O greenwashing é como uma propaganda enganosa – uma imagem é passada, porém, a realidade é outra.

Neste post, apresentamos um breve documentário sobre greenwashing, produzido por alunos da Universidade Federal de São João del-Rei, elaborado a partir de idéias discutidas durante as aulas da disciplina “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, ministrada pelo professor Eduardo Sarquis Soares.

Assista ao vídeo abaixo: