Maior rede social do mundo, o Facebook consome uma quantidade enorme de energia para manter seus data centers ao redor do globo. Devido às emissões de carbono que isso gera, a gigante tecnológica assumiu, no dia 28/08, o compromisso de comprar energia 100% renovável até 2020. Anteriormente, a empresa já havia se comprometido a usar pelo menos 50% de energia renovável e esta meta foi superada neste ano. Uma das suas exigências é a de que a energia seja gerada e distribuída pela mesma rede que atende cada data center está localizado.
A adoção de energia 100% renovável tem sido uma tendência entre empresas de tecnologia, em especial no Vale do Silício. A Google já contratou 3 Gigawatts de energia para seus data centers e escritórios. A Apple já adota apenas as renováveis em suas operações. A Amazon passou a usar 50% de energia renovável em seus data centers em janeiro deste ano. A Microsoft está mirando chegar à marca de 60% de energia limpa “no começo da próxima década”.
[mks_button size=”large” title=”Leia mais sobre o assunto no Greentech Media” style=”squared” url=”https://www.greentechmedia.com/articles/read/facebook-pledges-to-buy-100-renewable-energy-by-2020#gs.oEbrWoc” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]