Uma das atividades do Festival SGB, que começa no próximo dia 27 de outubro, será um workshop com Leandro Devegilli, fundador da Data Science Brigade. A empresa é a criadora da Operação Serenata de Amor, “um robô que lê os registros de gastos adicionais de deputados federais  e encontra irregularidades nas contas”.

Segundo o site do Social Good Brasil:

Desde 2012, está em vigor no Brasil a Lei de Acesso à Informação. Ela regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Isso significa que qualquer pessoa pode pedir para ver os registros de atividades de qualquer entidade pública, sem apresentar motivo específico para isso. Os portais da transparência estão aí e disponibilizam páginas e mais páginas de números, nomes e outros registros. Mas como interpretar isso tudo, e principalmente, como traduzir esse material de forma acessível para que a população cobre os seus direitos aos governantes?

O Leandro, junto com sua equipe de cientistas de dados e desenvolvedores, mistura os números e a comunicação. A Data Science Brigade, empresa que ele ajudou a fundar, criou a Operação Serenata de Amor, um robô que lê os registros de gastos adicionais de deputados federais  e encontra irregularidades nas contas. A Serenata já fez com que uma grana voltasse aos cofres públicos e gerou muito engajamento nas redes, sendo financiada através de doações de internautas. Nessa oficina, ele vai nos ensinar a como utilizar dados abertos para o bem e engajar comunidades para amplificar o alcance das suas ações.

Saiba mais sobre o Festival SGB, que começa no dia 27 de outubro, em Florianópolis – SC.