Evoluindo para um modelo digital, startup amplia o seu alcance e vê sua base de usuários crescer 50% em 2020

Desde 2015, a Maturi tem se firmado como um dos principais negócios de impacto da economia prateada no Brasil. Tendo surgido com o nome de MaturiJobs, inicialmente o foco da startup era oferecer uma plataforma que conecta profissionais com mais de 50 anos a empresas que procuram por colaboradores experientes, além de oferecer cursos, eventos e capacitações a esse público que frequentemente encontra dificuldades em recolocação profissional.

O rebranding para Maturi em março deste ano marcou a ampliação da missão da empresa, que passa a  oferecer mais benefícios ao seu público (os chamados 50+) do que somente recolocação profissional. Afinal, as necessidades das pessoas maduras são múltiplas e muitos outros serviços podem ser oferecidos a esse público.

Mórris Litvak, CEO da startup, explica a mudança de nome: “a gente está deixando claro que a Maturi é mais do que jobs. Com essa mudança, as pessoas entendem que hoje fazemos muito mais do que recolocação. Com a MaturiAcademy (plataforma de conteúdo online) estamos mais fortes em educação e capacitação que ajudam de diferentes maneiras a capacitação e geração de oportunidades profissionais e, no futuro, até ‘Maturi-Outras-Coisas’ que vão além dessa questão”.

Paralelamente a essa mudança, o negócio também evoluiu para um modelo mais digital. Essa é uma evolução que já estava nos planos da startup e que foi acelerada pela pandemia do Covid-19. Em 2019, a Maturi havia fechado o ano com uma base de aproximadamente 100 mil usuários cadastrados em sua plataforma. Agora já são 150 mil. Com esse aumento significativo de sua base de usuários, a startup está começando a testar um modelo de venda recorrente, que lhe permite ganhar escala.

Em formato online, MaturiFest 2020 supera expectativas

Um marco importante da evolução para um modelo digital foi a versão online do MaturiFest 2020, que aconteceu de 6 a 9 de julho. Após duas edições presenciais, em 2018 e 2019, o contexto da pandemia obrigou que o evento fosse realizado por streaming. O que, em vez de um problema, mostrou-se uma ótima oportunidade.

“Quando decidimos fazer online, fomos atrás de nomes mais conhecidos e assim conseguimos trazer profissionais, como o Abílio Diniz e a Cheiko Aoki, que em uma edição presencial seria bem mais difícil. Então, com nomes de peso e uma curadoria muito boa, a gente conseguiu ter uma visibilidade muito grande com enorme qualidade”, conta Mórris.

Os resultados superaram as expectativas. O evento teve mais de 8 mil inscritos, quando eram esperados 5 mil. A inscrição era gratuita, mas os inscritos podiam optar por pagar para ter acesso a salas de networking durante o evento e às gravações das palestras depois. Essa modalidade foi chamada de ingresso solidário porque 60% do valor arrecadado foi destinado a três ONG’s: Instituto Velho Amigo, Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade e Instituto Ecotece. E o MaturiFest ainda teve dois patrocinadores de última hora, a Nestlé e a Wickbold.

“Então o evento no final acabou sendo lucrativo. Ele não tinha esse propósito, porque o objetivo era trazer boas discussões e gerar engajamento. O conteúdo foi muito elogiado e deu tudo certo na organização. As pessoas participaram muito, sempre comentando e fazendo perguntas durante as palestras. Então isso mostrou e aumentou a autoridade da Maturi na questão de conteúdo e empreendedorismo para os 50+. Foi muito positivo”.

MaturiAcademy oferece conteúdo em “modelo Netflix”

Lançada em julho, por ocasião do MaturiFest 2020, a Maturi está apostando fortemente em sua plataforma de conteúdo online, a MaturiAcademy. Mórris enfatiza que “não é um EAD (Ensino a Distância) de aulas e cursos. Funciona no ‘modelo Netflix’. Há uma série de conteúdos em diferentes formatos (e-books, áudios, vídeos, lives, etc.) e o usuário acessa no dispositivo que quiser (desktop, notebook, tablet ou smartphone) e pode ver na sequência que escolher”.

A plataforma já agrega todo o conteúdo do MaturiFest 2020, maior evento de trabalho em empreendedorismo 50+ do Brasil que esse ano foi realizado em edição online, além de muitos outros conteúdos que abrangem temáticas como tecnologia, autoconhecimento, longevidade, networking e empreendedorismo. Agora a Maturi está produzindo cursos gravados e investindo em conteúdo exclusivo para quem é assinante da MaturiAcademy, como webinars, artigos e ebooks.. Por enquanto, o acesso é gratuito para as pessoas conhecerem a plataforma e a qualidade do seu conteúdo.

Kaleydos se torna investidora da Maturi

A Maturi passou a fazer parte do portfolio da Kaleydos em outubro de 2019 e tem feito parte do crescimento e amadurecimento do negócio. Para Mórris, foi fundamental encontrar um investidor que estivesse igualmente preocupado com o retorno financeiro e com o impacto social da startup.

“Eu vi aí um fit interessante de uma organização que tem esse olhar para o impacto e também para o financeiro. E que pode aportar conhecimento, como tem acontecido nas reuniões que fazemos. Eles sempre agregam em várias questões de gestão, finanças, planejamento estratégico… Através da Kaleydos, conheci também a equipe do Instituto Jatobás que agrega em diversos sentidos, tem uma rede de contatos muito interessante e também tem um olhar pro impacto que estamos gerando”.

Além de consolidar os produtos e serviços já oferecidos atualmente, a Maturi se prepara para lançar novos no futuro. Mórris explica: “questões de relacionamento são muito importantes para esse público. Hoje a gente conecta eles com o propósito profissional. Mas podemos conectar com propósito mais social de amizade, de namoro… Enfim, coisas que as pessoas precisam e às vezes têm mais dificuldade nessa fase da vida e que são muito importantes no envelhecimento. Podemos oferecer também produtos financeiros para quem já está empreendendo. Eu vejo um horizonte bem amplo de oportunidades para o futuro”.

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