Em 23 de maio de 2022, o mundo se despediu de Hazel Handerson, futurista da economia e do ambientalismo. Aos 89 anos de idade, faleceu em Saint Augustine, Flórida.

O legado de Hazel é uma abordagem revolucionária e sistêmica da economia, com grande foco em sustentabilidade ambiental e justiça social. Sendo assim precursora de conceitos como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, do ESG, economia colaborativa e outros conceitos atualmente em voga.

Criticava o PIB como indicador de crescimento econômico, que ignora os impactos socioambientais das atividades produtivas. Em seu lugar, desenvolveu s indicadores de sustentabilidade Calvert-Henderson.

Foi também criadora, junto a centenas de economistas e investidores, do “Green Transition Scoreboard”, que mede a evolução dos investimentos em energias limpas. Método de medição que foi adotado por muitos governos e planejadores.

Publicou diversos livros sobre economia sustentável e inclusiva, entre eles: Building a Win-Win World, Beyond Globalization, Planetary Citizenship e Ethical Markets: Growing the Green Economy.

Também lançou a plataforma multimídia Ethical Markets, com o objetivo de sensibilizar empresas na direção da sustentabilidade. No Brasil, a plataforma foi representada pelo Mercado Ético, sob a liderança de Christina Carvalho Pinto.

Com informações do Valor.