A cada 24 horas, o mundo usa 100 bilhões de litros de água para dar descargas em vasos sanitários. E se fosse possível fazer diferente? É isso que a Piipee promete.
Motivados pela missão de criar soluções para um planeta sustentável e reduzir o desperdício dos recursos naturais, os empreendedores Ezequiel Vedana da Rosa e Ariane Tamara Pelicioli criaram, em 2015, o Piipee. Trata-se de um aditivo biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar e custa menos que apertar a descarga. Assim, a solução da startup ajuda a reduzir o uso e desperdício de água no mundo. Saiba mais sobre o negócio logo abaixo.
A série Negócio de Impacto Em Destaque apresenta startups de impacto de uma maneira objetiva. A matéria é embasada nas respostas dos próprios empreendedores a um questionário da Kaleydos. O conteúdo das respostas é de autoria e responsabilidade dos próprios empreendedores.
Quer participar? Clique aqui para saber mais.
1 – Que problema busca solucionar?
O desperdício de água relacionado a descargas de vasos sanitários. A cada 24 horas, mais de 15 bilhões de descargas são acionadas no mundo, o que consome mais de 100 bilhões de litros de água. Isso representa mais de R$ 1,2 bilhões pagos a cada 24 horas, somente em contas de água para abastecer vasos sanitários.
2 – Solução oferecida
O Piipee é uma solução biodegradável a base de extratos naturais que elimina as características da urina, como o odor, e altera a coloração, higienizando e e perfumando, sem a necessidade de acionar a descarga toda a vez que alguém urinar. Em vez de seis, dez, ou mais litros de água para cada descarga acionada, apenas 1ml. E o custo deste 1ml é menor que o custo da descarga.
3 – Como é o seu modelo de negócio?
Principalmente B2B, com venda focada em grandes empresas. Também atendem B2C pelo seu site.
4 – Maturidade da startup
O negócio se encontra no 6o estágio de maturidade, segundo critério do Guia 2.5, que o define como:
Meu negócio está estruturado e preparado para crescer. É o momento de expandir.
5 – Política de dividendos
Não distribui dividendos a investidores.
6 – Qual foi a sua maior dificuldade e como a superou?
Segundo os fundadores, a maior dificuldade – que ainda está sendo superada – é o comportamento do usuário.
7 – Piipee na Internet
Acesse o site e as mídias sociais da startup.