Mapeamento ajuda a encontrar oportunidades e desafios para fortalecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil

A Pipe.Social acaba de lançar a pesquisa 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental. O lançamento aconteceu ontem no Cubo e contou com a presença de 3 representantes do Kaleydos, uma das organizações que apoiaram a produção da pesquisa: João Santos, Juliana Feitosa e Luiz Alexandre.

Durante a apresentação, foi reforçado o posicionamento já defendido pelo Kaleydos, de ter um modelo de incubação customizável para cada empreendedor e investir em negócios no estágio inicial. E que precisam de capital semente para testar suas ideias, ajudando a equilibrar o nosso pipeline de empreendedorismo.

Foi também realizada uma mesa redonda, com a participação de Célia Cruz (ICE e da Força Tarefa de Finanças Sociais), Mauri Pessanha (Artemisia), Lucia Dellagnelo (CIEB), Maria Eugenia (Itau Social) e Bernardo Bonjean (Avante).

Alguns dos assuntos abordados foram:

Inserção das startups sociais no ecossistema de grande empresas

Os negócios de impacto podem ser uma forma de fortalecer os colaboradores dessas empresas ou de fornecer insumos para essas empresas. Um exemplo é o pão da da Wickbold, que inclui um QR Code em suas embalagens, que mostra a origem da castanha usada, que vem de produtores locais na Amazônia.

Iniciativas voltadas para a área de educação

Falou-se da necessidade do empreendedor saber esclarecer o ganho que a tecnologia/solução gera para todos os stakeholders. Também foi abordada a dificuldade dos secretários de educação em comprarem soluções de tecnologia para as escolas públicas, devido a legislação

Desigualdade de gêneros

Abordou-se a baixa estima financeira das mulheres e a falta empreendedoras que sirvam de exemplo para inspirar outras mulheres. Assim como sobre a necessidade de dar luz às mulheres empreendedoras de impacto, a dificuldade de networking e a aversão ao risco, característica de muitas mulheres.

Minorias geram oportunidades

Destacou-se também oportunidades de negócios focados em minorias, como mulheres e a pessoas da terceira idade.