Uma nova Tese de Aceleração está disponível e ela aborda o contexto de negócios de impacto amazônicos.
Realizado pela Plataforma Parceiros da Amazônia (PPA) em parceria com o Quintessa, a Tese de de Aceleração da PPA é resultado de um mergulho das instituições no contexto da região. O estudo apresenta possiblidades de aceleração para soluções em diversos estágios, que atuam na ou com a Amazônia, e apresenta as oportunidades e desafios de quatro temas chave: Bioeconomia, Regeneração e Restauração, Carbono/Clima e Cadeias de Fornecimento Sustentável.
O estabelecimento destes temas, somado a linha de eixos e territórios, foram relacionados com a intenção de criar diretrizes a serem consideradas no apoio a programas executados por terceiros, funcionando como um guia no desenvolvimento de um programa de aceleração e na escolha dos parceiros implementadores.
O documento apresenta um panorama riquíssimo sobre o ecossistema e os atores de negócios de impacto socioambiental na Amazônia, listando apoiadores, instituições e cases de negócios que já estão atuando na região. Além disso, tudo é contextualizado com base em um vasto estudo do território, abordando suas especificidades, histórico, magnitude, aspectos sociodemográficos, dinâmica territorial, análise sobre taxas de desmatamento e produção agrícola, ciclos e indicadores econômicos, produtos da biodiversidade, proteção de florestas e outros aspectos relevantes do ecossistema amazônico brasileiro.
Por fim, são propostas quatro propostas de programas de aceleração direcionados para o apoio de negócios em estágios iniciais, negócios em estágio de maturidade, negócios com atuação em restauração/regeneração florestal e negócios empreendidos por populações locais e comunitárias. Para cada proposta, o estudo ainda apresenta os objetivos para a PPA e para os negócios apoiados e as definições de tipo de negócio, duração dos programas, formato, conteúdos-chave, aspectos de seleção e aporte de capital.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Campanha Caminhos para a Amazônia acontece até dezembro
Para além da pesquisa, foi lançada a campanha Caminhos para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer o ecossistema e construir oportunidades. Por meio de canais digitais (como redes sociais e site), serão realizadas atividades como o Roadmap de Soluções, um workshop que convida atores do setor privado para atuarem de forma ativa na agenda de impacto social da Amazônia, endereçando desafios e complementando as ações no território. O evento acontece dia 25 de novembro, a partir das 14h, de forma online e gratuita e tem vagas limitadas. Clique aqui para se inscrever.