Da ponteAponte
A ponteAponte acredita que para construirmos um mundo mais justo e sustentável é essencial fortalecer o campo social e ambiental como um todo – ou seja, potencializando agentes de transformação onde quer que atuem. Assim, por meio de chamadas públicas como editais, prêmios e desafios, conectamos financiadores e inovadores sociais, mapeando e potencializando iniciativas de alto impacto social, seja com financiamentos, seja com capacitações, mentorias e networking.
Por que lançar um programa de mentorias pAp?
Acreditamos em conectar o melhor de cada mundo para um mundo cada vez melhor. Com essa proposta de valor em mente, estamos lançando nossa 1ª edição do Potencializa, um programa de mentorias para jovens das periferias que se reconhecem como potenciais agentes de transformação e, assim como nós, visam a uma sociedade mais justa, integrada e sustentável. O programa une nossas duas vocações: fazer seleção e potencialização, capacitando jovens líderes, conectando diferentes pessoas e, claro, gerando muito aprendizado para nós também.
O que é o Potencializa?
Programa de 24h de mentorias individuais e coletivas ao longo de 3 meses para jovens de contextos periféricos da Grande São Paulo que queiram atuar no campo socioambiental, seja trabalhando em uma organização social, seja empreendendo no setor. O programa se baseia em 3 pilares: autoconhecimento, conhecimento sobre o campo socioambiental e possibilidades de atuação no campo. Para esta edição serão selecionados até 6 jovens.
O que não é o programa de mentorias pAp?
O programa não é um estágio, nem visa qualquer encaminhamento direto a emprego, embora a equipe possa colocar o candidato em contato com eventuais organizações. O programa também não é uma incubadora ou aceleradora de negócios sociais ou organizações da sociedade civil, nem um programa de bolsas de estudos ou de financiamento.
Quem pode participar do programa?
- Jovens de 18 a 28 anos, moradores(as) de contextos periféricos[1] da Grande São Paulo, que estudem/tenham estudado em escolas públicas ou com bolsas de estudo em instituições particulares no Ensino Fundamental e Médio. O(a) jovem pode ou não estar cursando Ensino Superior, em instituições públicas ou privadas com bolsa de estudos ou financiamentos como o Fies.
- Os(as) jovens devem ter renda familiar de até 3 salários mínimos (equivalente atualmente a R$ 2862) e interesse em trabalhar no campo socioambiental.
- Os(as) jovens devem ter disponibilidade para participar de ao menos 3 encontros presenciais em período integral, além de conversas por telefone ou videoconferência e horas dedicadas a pesquisas e tarefas do programa.
Quem não pode participar do programa?
- Menores de 18 e maiores de 28 anos
- Estudantes ou ex-estudantes de escolas particulares, sem bolsa de estudos ou financiamentos como o Fies, no Ensino Fundamental, Médio ou Superior
- Jovens com renda familiar acima de 3 salários mínimos
- Jovens que não morem em contextos periféricos da Grande São Paulo
- Pessoa jurídica
- Jovens envolvidos(as) diretamente na organização, avaliação e execução do programa de mentorias, bem como seus familiares
Como é o processo seletivo?
Antes do lançamento oficial do Potencializa, a ponteAponte fará um webinar gratuito para explicar o programa a quem se interessar. É altamente recomendado assistir antes de fazer sua inscrição.
O processo seletivo tem duas fases, ambas eliminatórias.
- 1ª fase: os(as) candidatos(as) devem preencher um formulário online e enviar um vídeo de até 1 minuto explicando por que querem participar do programa. A qualidade técnica do vídeo não será avaliada, podendo ser um vídeo caseiro feito, inclusive com celular.
- 2ª fase: os(as) candidatos(as) aprovados(as) na primeira fase serão entrevistados(as) por videoconferência (Skype ou programa similar) ou telefone.
Após a seleção dos candidatos, haverá um novo webinar gratuito para apresentar dados sobre o processo seletivo. Não será dado retorno individual aos candidatos não selecionados.
Quais são os critérios de seleção?
Nossa equipe vai avaliar o interesse e o engajamento do(a) candidato(a) em participar de todo o processo, a contribuição do programa a ele/ela e como o(a) jovem pretende aplicar (e replicar) o que aprender.
Menor renda e autodeclaração racial serão critérios de desempate. Ao menos 50% dos selecionados serão negros ou indígenas e ao menos 50% serão mulheres cis ou transexuais e/ou homens transexuais.
O programa tem algum custo para participar?
Não será cobrada nenhuma taxa de participação do(a) candidato(a) em nenhuma etapa.
Não será oferecida bolsa-auxílio em nenhuma etapa do programa. Será oferecido vale-transporte e lanche para os dias de encontros coletivos, de presença obrigatória, a serem realizados, a princípio, na Casinha 161 (próxima ao metrô Brigadeiro).
Como são as mentorias?
- 3 encontros coletivos de cerca de 6h cada um (1 por mês), totalizando 18h. Esses encontros são de presença obrigatória
- Até 6h de mentorias individuais pessoalmente ou por Skype/telefone com a equipe pAp ou com parceiros nossos ao longo de 3 meses (em média, 2h por mês)
Quais são as principais datas?
Lançamento: 13 de agosto de 2018
Encerramento das inscrições da 1ª fase: 24 de agosto
Seleção da 1a fase: 27 de agosto a 4 de setembro
Aviso aos classificados e não classificados: 5 e 6 de setembro
Entrevistas 2ª fase: 10 a 12 de setembro
Aviso aos selecionados: a partir de 14 de setembro
1º Encontro Coletivo: semana de 17 a 21 de setembro (data a definir)
2º Encontro Coletivo: semana de 22 a 26 de outubro (data a definir)
Último encontro: semana de 26 a 30 de novembro (data a definir)
O que mais preciso saber?
- A participação neste Concurso é voluntária e gratuita – não haverá cobrança de nenhuma taxa no processo de seleção.
- O(a) candidato autoriza o recebimento de e-mails ou outras formas de comunicação eletrônica (newsletters etc.) da ponteAponte.
- A ponteAponte reserva-se o direito de modificar este Regulamento e/ou as datas do programa em qualquer tempo. Nesse caso, os(as) candidatos serão notificados(as) por e-mail e/ou notas públicas que esclareçam as alterações por meio das mídias sociais.
- Se por qualquer motivo, alheio à vontade e controle da ponteAponte, não for possível conduzir este programa conforme o planejado, os responsáveis poderão finalizá-lo antecipadamente, mediante aviso aos(às) candidatos e ao público, explicando as razões que a levaram a tal decisão.
- Todos(as) os(as) selecionados(as) autorizam, sem quaisquer ônus, a utilização de seu nome, imagem e voz, seja para fins de pesquisa, seja de divulgação em qualquer meio de comunicação, inclusive para uso do resultado da seleção.
- Os casos que apresentarem problemas em sua condução ao longo do processo de seleção serão resolvidos pelos representantes da ponteAponte, cujas decisões são irrecorríveis.
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a efetivação de sua inscrição, com o preenchimento correto dos dados solicitados.
- A ponteAponte não se responsabiliza por inscrições não concluídas devido a falhas tecnológicas, tais como problemas em servidores, na transmissão de dados, na linha de comunicação, em provedores de acesso ou por lentidão no servidor provocada pelo excesso de envios simultâneos nos últimos dias do prazo de inscrições. Por essa razão, recomenda-se aos interessados que concluam suas inscrições com antecedência.
- O programa Potencializa tem caráter exclusivamente cultural, científico e tecnológico, se desenvolvendo sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes de qualquer bem e/ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento, respaldado pelo artigo 30 do Decreto Lei 70.951/72 e nos termos da Lei nº 5.768/71.
- Todos os direitos do programa Potencializa estão reservados à ponteAponte.
Dúvidas?
Envie um e-mail para contato@ponteaponte.com.br.
Inscreva-se! https://goo.gl/forms/cp0VJlAlLvA0MrDr1
[1] Entendemos contextos periféricos no sentido socioeconômico e não meramente geográfico. Por exemplo, podem se inscrever jovens que morem em conjuntos habitacionais populares numa região central da cidade, mas não são elegíveis jovens com alta renda familiar mesmo que morem em regiões geográficas distantes do centro expandido.