Produzido em parceria com Nespresso, modelo é sustentável e beneficiará estudantes na África
Café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e a quantidade de resíduos gerados pelo seu consumo é enorme. Felizmente, esses resíduos podem ser reaproveitados para a produção de novos produtos. É o que faz a fabricante de bicicletas sueca Vélosophy, que lançou a RE:CYCLE, modelo produzido com o reaproveitamento de cápsulas de café usadas. As cápsulas são de alumínio, material que pode ser derretido e reutilizado infinitamente.
Cada modelo possui 300 cápsulas recicladas. Além de ser um produto sustentável, também gera impacto social positivo: a cada bicicleta vendida, outra é doada a uma jovem estudante da África, para melhorar o seu acesso à educação.
A bicicleta tem edição limitada. São apenas 1000 unidades em dois modelos. Está sendo vendida por 1.290 euros, equivalente a aproximadamente R$ 5,7 mil.
A iniciativa é realizada em parceria com a Nestlé Nespresso, que que recolhe as cápsulas descartadas por meio de postos de reciclagem. A ideia surgiu quando Jimmy Östholm, CEO e fundador da companhia, conheceu a campanha de reciclagem da empresa e pediu acesso a algumas das embalagens para explorar o seu uso. A agência de publicidade sueca Stendhals também faz parte da parceria.
“Criamos a Vélosophy com um propósito claro: ter um impacto positivo no mundo. Este propósito impulsiona tudo o que fazemos, desde a nossa promessa de doar bicicletas até a produção de elegantes bicicletas urbanas a partir de alumínio reciclado”.
Conheça mais no vídeo abaixo:
Não são apenas as cápsulas de café pós consumo que podem ser reutilizadas. A própria borra de café também pode ser aproveitada como matéria-prima. Já abordamos o tema algumas vezes na Kaleydos. Por exemplo, a borra é aproveitada pela HuskeeCup para produzir xícaras, pela Recoffee Design para produzir biojóias e pela RumiX para roupas de yoga.
Com informações do Ciclo Vivo, do Pequenas Empresas Grandes Negócios e do Clube de Criação.