Encontro realizado no Rio de Janeiro discute integração de questões socioambientais no setor financeiro

A SITAWI Finanças do Bem, com apoio da Fundação Mott, realizará no dia 27 de setembro, o evento Investimento responsável: do crédito ao mercado de capitais. A proposta do encontro é discutir os avanços mais recentes do setor financeiro na gestão socioambiental de seus investimentos e desafios que ainda precisam ser superados. Os quatro anos decorridos a partir da Resolução CMN 4.327, principal marco regulatório sobre o tema no setor financeiro, resultaram em novas políticas, compromissos e práticas não apenas nos bancos, mas também em outras instituições financeiras, como Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB), Petros e Banco Votorantim, participam dos painéis, a fim de que compartilhem suas experiências nos últimos anos e desafios para os próximos passos.

Atores com diferentes papéis no sistema financeiro nacional participam dos painéis: reguladores (Banco Central do Brasil), BNDES, fundo de pensão (Petros), banco comercial (Banco Votorantim) e gestora de private equity (Bozano Investimentos),  a fim de que compartilhem suas experiências e desafios para os próximos passos.

Guilherme Teixeira, consultor da SITAWI, comenta sobre  o avanço da agenda de responsabilidade socioambiental no setor financeiro nos últimos anos. “A evolução da governança e sistemas de gestão socioambiental dos maiores bancos os permite acompanhar novas demandas. Além disso, outras instituições financeiras também passam a incorporar em sua gestão desafios e oportunidades da agenda socioambiental”, pontuou.

Na ocasião, a SITAWI irá lançar dois estudos da série Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES: um deles a respeito dos avanços recentes e desafios na implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco, e outro específico acerca da gestão socioambiental na sua atuação em mercado de capitais.

“Algumas das ações previstas no Plano de Implementação da PRSA do BNDES se referiam à integração de questões socioambientais na atuação do banco no mercado de capitais, por meio de seu braço de investimentos BNDESPAR. O principal resultado foi o lançamento de uma Política Socioambiental do BNDES neste segmento. A publicação da SITAWI analisa esta política e outras mudanças recentes, apresentando propostas de como o banco pode evoluir na gestão socioambiental de seus investimentos no mercado de capitais”, pontuou Teixeira.

A programação acontece das 8h30 às 12h30, no Centro de Convenções do Prodigy Hotel Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para informações e inscrições, acesse:  https://info.sitawi.net/event o_investimentoresponsavel.

Sobre a SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI é uma organização brasileira que mobiliza capital para impacto socioambiental positivo. Desenvolvemos soluções financeiras para impacto social e assessoramos o setor financeiro a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão de riscos e avaliação de investimentos. Somos uma das 10 melhores casas de pesquisa socioambiental para investidores de acordo com o Extel Independent Research in Responsible Investment – IRRI 2017. Somos a primeira organização latino-americana a avaliar títulos verdes e contribuir para o desenvolvimento do mercado.