Para empreendedor, a tecnologia que será empregada poderia substituir todo o uso de petróleo nos EUA
A partir de 2018, a startup americana Alliance Bio-Products planeja usar resíduo de jardinagem para criar um substituto para o petróleo. A notícia foi dada pela Fast Company.
A operação da empresa acontecerá em Indian River County, na Florida, aonde anualmente se descartam mais de 100.000 toneladas de “lixo verde” provenientes de gramados e campos de golfe locais. São aparas de grama e troncos de árvores que serão transformados em um material mais barato que o petróleo e com baixa pegada carbônica, que poderá ser usado para produzir plásticos e combustível.
A startup planeja depois escalar o seu processo e licenciá-lo para outras empresas. Segundo Daniel de Liege, presidente da Alliance Bio-Products:
Há lixo verde suficiente nos Estados Unidos para substituir todos os produtos a base de petróleo. Todo o diesel, a gasolina, o combustível para aviões, tudo para o que usamos o petróleo. Há lixo verde o suficiente neste país para, se esta tecnologia for lançada em larga escala instantaneamente, nós podermos trocar todo o uso do petróleo.
O processo que torna isso possível foi desenvolvido por pesquisadores da University of Central Florida, licenciado para a startup e usa materiais de baixo custo.
Saiba mais no site da Fast Company
Foto: Alliance Bio-Products