Resíduos do café são transformados em novos produtos para os amantes da bebida
Você sabia que os resíduos do café podem ser reaproveitados como matéria-prima, em vez de descartados no lixo? Foi a partir dessa premissa que a startup alemã Kaffeeform decidiu usar as borras de café para produzir copos e xícaras. A empresa coleta os resíduos todos os dias em cafés e restaurantes de Berlim, capital da Alemanha. Assim contribui para um mundo com menos lixo: além de menos borras na lixo, também se usam menos plásticos e outros materiais para a produção de xícaras e copos. Como se isso não bastasse, após o seu ciclo de uso, cada item pode ser compostado.
Foram necessários cinco anos de desenvolvimento para chegar à solução tecnológica ideal. A empresa desenvolveu um material feito a partir de borras de café, biopolímeros (polímeros produzidos por seres vivos), amido, celulose, madeira, resinas naturais, ceras e óleos. O resultado é um produto resistente aos líquidos e ao calor, que pode ser colocado na máquina de lavar e é resistente a quedas. Como se isso não bastasse, os copos e xícaras têm um leve cheiro de café, o que deve agradar aos amantes da bebida.
Os produtos da marca são vendidos em diversos países europeus e a empresa também produz copos personalizados sob encomenda.
A Kaffeeform não está sozinha na reutilização de borra de café como matéria-prima para novos produtos. Já falamos na Kaleydos de iniciativas semelhantes. Como a HuskeeCup, que também produz xícaras de café feitas de borra de café. Ou a Recoffee Design, que usa o resíduo para produzir biojoias e objetos de decoração.
Esses são bons exemplos de economia circular, sobre a qual já falamos aqui, e que consiste basicamente de reaproveitar resíduos do processo de produção e pós-consumo como matérias-primas de novos produtos.
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Dá para imaginar qual deve ser o potencial disso para empreendedores de impacto socioambiental com a intenção de investir na transformação de borra de café em novos produtos?
Leia também
Nova empresa de café pretende remunerar melhor sua cadeia produtiva
RumiX fabrica roupas de yoga a partir de grãos de café e cascas de caranguejo
Marca lança cápsulas de café biodegradáveis que viram adubo em 4 meses
Pesquisa revela que consumidores realmente preferem comprar produtos sustentáveis
Aplicativo Karma combate o desperdício de comida
Com informações do Ciclo Vivo.