Tecnologia inovadora impressiona, mas ainda há dúvidas quanto à sua viabilidade a longo prazo
A Tesla é uma das empresas mais ousadas quando se trata de energia renovável. Sua mais recente iniciativa foi criar o que é, segundo ela, o maior projeto de armazenamento de bateria de lítio-íon no mundo.
Segundo o Ciclo Vivo:
A instalação está localizada em Ontário, na Califórnia, e consiste em 396 equipamentos chamados de Tesla Powerpack, com capacidade de armazenar 80 megawatt-horas de eletricidade, o que é suficiente para manter mais de 2.500 casas por um dia ou 15.000 casas por até quatro horas.
A tecnologia representa um avanço no setor de energia sustentável, mas possui ainda alguns entraves. Baterias de lítio custam caro e a empresa não revelou o custo da instalação. Além disso, não se sabe quanto tempo leva para que as “Tesla Powerpacks” comecem a se degradar. Portanto, não se sabe se o projeto é viável financeiramente no curto prazo e escalável. Será capaz de fornecer energia a uma cidade inteira, ou mesmo a um bairro? Esta resposta ainda não está dada. Mas sem dúvida é uma inovação importante.
Sobre a iniciativa, Kevin Payne, CEO da SCE, empresa de energia da Califórnia, disse:
Este projeto é parte de nossa visão de aproveitar o vento e o sol para operar em uma rede flexível que forneça energia limpa para alimentar nossas casas, nossos negócios e nossos veículos. Estar aqui hoje entre estes Powerpacks da Tesla é um grande lembrete de como a tecnologia está mudando rapidamente a indústria de energia elétrica e as oportunidades que virão com ela.
Veja abaixo fotos da instalação.