Do Sense-lab

Ross Baird, da Village Capital, divide sua opinião sobre a ousada tomada de decisão da BlackRock, líder global em gerenciamento de investimentos, em não fechar mais negócios com líderes empresariais que não beneficiarem a sociedade, de alguma maneira, através de suas atividades. “Medir impacto não é mais opcional”, disse o CEO da empresa.

Desafiando o que Milton Friedman, economista americano, defendia na década de 70, sobre a responsabilidade empresarial ser voltada apenas para os interesses dos acionistas, a BlackRock usou suas armas e chamou a atenção para a maneira insustentável como o mundo vem fazendo negócios.

O artigo fala sobre a responsabilidade das empresas além de seus acionistas, mostrando o todo daquilo que faz parte de uma corporação, como o meio ambiente, as comunidades ao redor e seus funcionários.

Desafia o mind set dos líderes quanto a percepção de sucesso enquanto esse continuar a ser medido pura e simplesmente pelo lucro, a tal vitamina que os impulsionam no mundo capitalista.

A BlackRock chega para descontruir essa máxima e provoca investidores do mundo inteiro ao declarar que, a partir de agora, só fecha negócio com aqueles que ampliarem o olhar para as questões sociais e causarem um impacto de fato. Se eles realmente honrarem o que propõe, o mercado vai sentir, já que o valor das ações de uma empresa estará ligado, diretamente, ao benefício que ela traz à sociedade e, não mais, somente ao lucro obtido. Um belo analgésico para os negócios!

[mks_button size=”large” title=”Leia na íntegra” style=”squared” url=”https://news.impactalpha.com/blackrock-just-did-one-thing-that-changed-the-game-for-anyone-who-invests-36f880944c16″ target=”_self” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]