Você sabe a diferença entre inovação e disrupção? Atualmente, essas palavras são muito comuns nas conversas de negócios e, apesar de estarem intimamente ligadas, tem significados um pouco diferentes.

INOVAÇÃO é o processo de se fazer algo novo que melhore a vida das pessoas ou, em outras palavras, algo novo que gere valor para alguém. Por exemplo, os aplicativos de taxi são uma inovação na área de mobilidade urbana, pois tornaram o serviço mais acessível e facilitaram a conexão entre passageiro e taxistas.

Mas inovação não precisa ser algo inédito, que nunca foi feito – pode ser uma coisa (metodologia, tecnologia, produto, serviço etc.) que já exista em algum lugar, mas que é nova no seu negócio. Por exemplo, se você passa a usar computadores para automatizar um processo que antes era feito de forma manual, está inovando, pois passa a aumentar a produtividade e segurança desse processo, melhorando assim os resultados do negócio.

No entanto, nem toda inovação é igual, elas podem causar diferentes impactos no mundo. Algumas inovações mudam completamente o modo como fazemos algo, como é o caso do carro, avião, computador, telefone, waze… e são chamadas de DISRUPÇÃO. Outras inovações melhoram gradativamente o que já existe, como é o caso da evolução do avião desde a sua invenção até os dias atuais – essas inovações graduais são chamadas de INCREMENTAIS.

E por que inovação é importante para as empresas? Por que a velocidade de mudança no mundo está cada vez maior, e a única forma de se defender de ameaças novas e aproveitar oportunidades inéditas é por meio da inovação. Assim, empresas que inovam constantemente são as que conseguem vantagem competitiva para se manterem sustentáveis e bem-sucedidas na era digital.

E como está a inovação no seu negócio? Preparado para enfrentar disrupções?