Selecionamos livros que ajudarão a aprimorar startups e a potencializar o impacto positivo de seus negócios
O empreendedor deve investir na sua educação continuada e leituras que ajudem a aprimorar os seus negócios e ampliar o seu impacto positivo. Por isso Kaleydos selecionou sete livros que acreditamos que irão ajudar a ampliar os seus conhecimentos. Alguns deles abordam especificamente empreendedorismo de impacto ou temas relacionados, enquanto outros abordam empreendedorismo em geral. Boa leitura!
O Divergente Positivo
Importante leitura para quem trabalha com sustentabilidade, incluindo negócios para o desenvolvimento sustentável, é o primeiro livro a unir conhecimento em sustentabilidade com habilidades e ferramentas de liderança. A autora, Sara Parkin, é fundadora e diretora do Forum For The Future, organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com empresas, governo e sociedade civil para acelerar a mudança para um futuro sustentável.
O livro oferece informações e aponta caminhos para a criação de uma geração de “divergentes positivos” – líderes instruídos capazes de identificar a coisa certa a se fazer onde quer que estejam e em quaisquer circunstâncias.
Segundo Parkin, “precisamos de ‘divergentes positivos’ que possam implementar soluções sustentáveis. Apesar de todas as dificuldades. Uma economia de baixo carbono e alta em qualidade de vida requererá milhares, senão milhões de líderes excepcionais.” Entre esses líderes estão os empreendedores de impacto socioambiental.
O livro foi lançado pelo selo editorial do Instituto Jatobás e distribuído pela editora Editora Peirópolis.
Empreendedorismo para subversivos
Tendo trabalhado em multinacionais como Tetra Pak, American Express e AOL, o autor Facundo Guerra tornou-se insatisfeito com o ambiente corporativo, até que decidiu se tornar empreendedor.
Em 2005, abriu sua primeira casa noturna em São Paulo, o prestigiado Vegas Club que funcionou até 2012 e foi considerado um dos estabelecimentos responsáveis pela revitalização do Baixo Augusta. Atualmente, Guerra é CEO do grupo Vegas, especializado em locais para entretenimento na capital paulista.
Seu livro conta a sua história como empreendedor e de cada um dos seus negócios. Aponta também quais foram os seus acertos e erros e dá dicas para quem quer ter o seu próprio negócio.
Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil – como empreender, financiar e apoiar
Leitura fundamental para quem deseja conhecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil e se orientar na jornada empreendedora no setor.
O livro é composto por conteúdos produzidos por quem está imerso no dia-a-dia do meio – empreendedores, investidores, acadêmicos e outros apoiadores. Foi organizado por Edgard Barki (Fundação Getúlio Vargas), Graziella Maria Comini (Universidade de São Paulo) e Haroldo da Gama Torres (Berlim Consultoria) e lançado pela Editora FGV, com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) como parte das comemorações pelos 20 anos de sua fundação.
O livro pode ser baixado gratuitamente em formato PDF neste link. Ou encomendado em formato impresso no site da editora: https://editora.fgv.br/vitrine/sob-demanda.
Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro
Lançado em parceria da PUC PR com o Instituto Legado, o livro oferece conteúdos produzidos por acadêmicos, mentores e empreendedores do ecossistema que debatem especificidades das iniciativas de impacto no Brasil. O título foi finalista do Prêmio Jabuti 2019, maior premiação de literatura do país. E está disponível para download neste link.
Criando um Negócio Social
Neste livro Muhammed Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e pai do microcrédito e dos negócios sociais, expõe o modelo de negócio social, que busca resolver problemas socioambientais com soluções de mercado. O livro oferece conselhos a quem deseja atuar no setor e criar seus próprios negócios, além de refletir sobre a necessidade de políticas públicas para esse tipo de empreendimento.
Dica de conteúdo: assista a cinco vídeos selecionados em que Muhammed Yunus fala sobre negócios sociais e outros temas.
O Manual da Empresa B: Como usar os negócios como força para o bem
Em vez de buscarem ser as melhores empresas DO mundo, as Empresas B buscam ser as melhores empresas PARA o mundo. O autor Ryan Honeyman defende que negócios que se vejam como força de transformação social podem atrair melhores talentos, ganhar marketshare e aumentar a confiança do consumidor. Leitura importante para quem busca gerar impacto social positivo por meio dos seus empreendimentos.
A Estratégia do Oceano Azul
A melhor maneira de superar a concorrência e deixar de tentar superá-la. Isso é feito buscando mercados ainda não explorados, o que os autores deste livro chamam de “oceanos azuis”.
No best-seller que já foi publicado em 43 idiomas, os autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim apresentam uma nova maneira de pensar sobre estratégia. Também apresenta uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante.
Dica de conteúdo: Estratégia Oceano Azul (Blue Ocean): o que é e o que pode fazer pelo seu negócio