Um modelo produtivo diferente, com metodologias, máquinas e equipamentos de desenvolvimento proprietário. Essa é uma das propostas da Tudubambu, um negócio de impacto socioambiental que tem o objetivo de ser um catalisador e estruturador de negócios da cadeia produtiva do bambu no Brasil.
Fundada em meados de 2020, ela é fruto da cocriação entre Kaleydos, Hub Bambu e Bambu Carbono Zero (BCZ), em parceria com o Instituto Jatobás. Depois dos trabalhos de planejamento, definição do local para sediar a fábrica e outros processos da jornada de desenvolvimento do negócio, a Tudubambu está prestes a iniciar suas operações.
Segundo Daniel Capobianchi, Idealizador e Catalisador de Negócios do Hub Bamboo, a estrutura física e a montagem da fábrica, que fica localizada no interior de São Paulo, está em finalização e quase pronta para começar a executar as produções.
“Estamos na fase final de ajustes da estrutura física e montagem da fábrica. Estimamos que nos próximos 60 dias entraremos em fase operacional, passando a disponibilizar produtos de bambu para as áreas da construção civil, decoração e mobilidade urbana.”
A Tudubaumbu é baseada no triple bottom line da sustentabilidade, um conceito que promove a gestão empresarial além dos resultados e considera as perspectivas do planeta, das pessoas e do sustento financeiro. Isso significa que existe uma preocupação de desenvolver um produto ou serviço rentável, a fim de manter a saúde financeira, e paralelamente visa à boa relação com colaboradores e sociedade e minimizar seus impactos negativos ao meio ambiente.
“Queremos mostrar ao mercado que é possível e viável a instalação de indústrias de transformação de ciclo fechado, ou seja, de descarte zero, em áreas importantes de preservação de sistemas fluviais, nascentes, fauna e flora.”, diz Daniel.
O posicionamento reflete, inclusive, na escolha dos equipamentos e demais objetos que fazem parte dos ambientes de operação. “Por exemplo, na foto a seguir é possível observar a equipe de montagem trabalhando na execução das bancadas de trabalho que são produzidas com materiais recicláveis e madeiras de reflorestamento.”, complementa.
O modelo de operação da Tudubambu é realizado a partir de um modelo vertical que agrega desde a plantação até a venda do produto.