Movimento de empresas B se fortalece na América Latina
O Sistema B – movimento global de empresas que geram impacto social positivo e buscam ser melhores para o mundo – tem se fortalecido na América Latina. Nos últimos três anos, o número de empresas certificadas pela organização (as chamadas “Empresas B”) dobrou na região, chegando a 320. No mundo, são mais de 2.300. O líder mundial são os Estados Unidos, com mais de 1.000.
O Chile lidera em primeiro lugar. Em 2014, possuía 65 empresas certificadas. Hoje são 120, mais de um terço da região. Entre elas, Natura, Patagonia, Cerveza Guayacán, Pegas con Sentido, Parque del Recuerdo, iF e Buin Zoo.
Outro país que se destaca é o Brasil. O Sistema B completou quatro anos de atividade no país, tendo certificado mais de 100 organizações. Juntos, Chile e Brasil possuem mais de dois terços do número de Empresas B na região.
Segundo Juan Pablo Larenas, co-fundador e diretor-executivo do Sistema B Internacional:
É impressionante ver como cresceu o Movimento B e o Chile hoje é um dos países líderes na América Latina. Cada vez mais pessoas estão buscando mudar os paradigmas tradicionais”.
Alfredo Moreno, presidente da Confederación de la Producción y del Comercio (CPC), complementa:
As empresas B no Chile têm tido um crescimento muito acima de outros lugares e eu creio que isso reflete o apoio de quem lidera isto no país. (…) Acredito que é uma ferramenta muito positiva, muito útil e muitas empresas vão poder usar. Me parece que estar consciente de quais são os impactos ajuda, informa e permite gerir melhor a empresa, possibilita retificar erros, se houver, e ter novas iniciativas positivas.
Apesar do crescimento expressivo do Chile, seu lugar no ranking mundial em número de empresas B caiu de 3o para 6o nos últimos 3 anos. Ainda assim, seu número de empresas B per capita é maior do que o de muitos países desenvolvidos, o que demonstra a força do movimento no território.