App cobre a região da Zona Leste de São Paulo e tem planos para expandir sua área de cobertura
Você sabia que 30% de todo o lixo produzido no Brasil tem potencial para reciclagem, mas que apenas 3% de fato é reaproveitado? Uma maneira de mitigar esse problema são soluções para conectar quem gera o lixo, quem o coleta e quem o recicla. É isso que faz a Biothanks, startup fundada em junho de 2019 pelos empreendedores Marcel Wars e Fernando Vargas.
Por meio do seu aplicativo, o usuário pode chamar alguém para recolher o lixo reciclável em sua residência ou empresa e lhe dar a destinação adequada. No momento, o app pode ser usado em São Paulo (SP), na Zona Leste, para a coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. No futuro, a startup planeja aumentar a área de cobertura e os tipos de materiais a serem recolhidos.
Como funciona
No app, o usuário informa o seu endereço, o material que será recolhido e o tamanho do veículo para recolhê-lo. Em seguida faz o pagamento pelo próprio aplicativo e aguarda o transportador chegar. Dependendo do valor do resíduo, o cliente não pagará nada pela coleta ou será remunerado por ele.
Aos coletores estima-se gerar ganhos de 20% a 30% acima de apps como a Uber. E para se cadastrar, os coletores passam por uma avaliação que leva em consideração, por exemplo, a sua verificação de antecedentes criminais.
Leia também
Cataki: “Tinder” da reciclagem conecta catadores a quem quer descartar recicláveis
Programa So+ma Vantagens arrecada 20 toneladas de resíduos recicláveis em Salvador
Startup sueca reaproveita cápsulas de café para fabricar bicicletas
Startup transforma lixo plástico marinho em combustível
Google anuncia que usará materiais reciclados em todos os seus produtos até 2022
Com informações do StartSe.