Opções para investir em negócios de impacto social têm crescido no Brasil, desde fundos de investimento especializados a plataformas de equity crowdfunding

O Estadão publicou uma ótima matéria sobre fundos de investimentos focados em negócios de impacto. Várias organizações importantes do ecossistema de impacto brasileiro foram citadas.

Um dos fundos é AZ Quest Azimut Impacto, da AZ Quest. Segundo a matéria:

Nessa aplicação, o investidor final fica com toda a rentabilidade e o viés de impacto é garantido pela gestora, que abre mão de 30% de sua taxa de administração líquida para direcionar esses recursos para aceleradoras e incubadoras de negócios de impacto social, que podem estar ligadas a educação, saúde, finanças e outras causas sociais. Os projetos que vão receber os 30% da gestora serão definidos pelo conselho da área, formado majoritariamente por profissionais ligados a negócios de impacto social.

Ao portal, o professor do Insper, Sérgio Lazzarini (que entrevistamos recentemente: veja aqui) explica que para garantir que um investimento é de impacto o investidor deve:

(…) perguntar ao fundo ou empresa quais parâmetros são adotados como baliza. Alguns fundos utilizam mecanismos padronizados de certificação, como o GIIRS e o selo do Sistema B, explica Lazzarini. Outros montam indicadores customizados de impacto para o seu negócio e podem passar ao investidor um relatório sobre o desempenho das empresas com base nesses indicadores.

A matéria explica que outra oportunidade a quem quer fazer investimentos de impacto, ou “investir com propósito”, é fazê-lo por plataformas de equity crowdfunding, atividade que foi recentemente regulamentada pela CVM. A plataforma citada para este propósito é a Broota.

Outras alternativas. Também é possível investir com viés de impacto social por meio de plataformas eletrônicas de investimento participativo – o “crowdfunding” de investimento, ou “equity crowdfunding” –, que também levantam capital para startups de impacto social. A Broota é uma dessas plataformas. Algumas aplicações começam a partir de R$ 2,5 mil, mas o investimento é de risco.


Leia também:

Entrevista: Marcel Fukayama, da Din4mo, explica como negócios de impacto levantam fundos com Equity Crowdfunding

Sistema B explica: como mensurar o impacto de negócios de impacto?


Destaca-se ainda que:

No Brasil, o assunto ganhou maior relevância após a divulgação das recomendações da Força Tarefa de Finanças Sociais para facilitar a conexão entre a oferta de capital e os negócios de impacto. Entre as principais características do investimento de impacto social estão a intenção do investidor, o retorno e a gama de opções de ativos que podem se utilizar desse modelo.

Clique aqui para ler a matéria completa.