Danone North America mostra que grandes empresas podem produzir impacto socioambiental positivo
A Danone North America (EUA e Canadá) agora é a maior Empresa B do mundo. Empresas B são companhias certificadas pelo B Lab, representado na América Latina pelo Sistema B, o qual avalia e credencia empresas que buscam ser não apenas as melhores do mundo, mas também melhores para o mundo, adotando boas práticas de impacto social e ambiental.
Um ano atrás, a Danone se fundiu à empresa americana de laticínios WhiteWave, comprada por US$ 10 bilhões. Da fusão surgiu a DanoneWave, agora denominada Danone North America. Após a fusão, passou a ser a maior Empresa B do mundo com ações negociadas em bolsas de valores. Oito subsidiárias da Danone já possuem o selo de Empresa B nos EUA, Argentina, França, Indonésia, Espanha e Reino Unido. A matriz também pretende obter a certificação e tem trabalhado desde 2015 para definir um modelo de Empresa B que funcione para companhias públicas.
Certificação B: um processo rigoroso
O processo de certificação é rigoroso e avalia padrões de desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade. Inclui dados como a porcentagem de gerentes que são avaliados em relação à sua performance social e ambiental, quanto tempo de férias seus funcionários recebem e quanta energia renovável suas instalações usam. Sendo uma organização complexa, a Danone North America precisou preencher seis diferentes avaliações. Alguns dos seus programas, como fundos globais que investem em projetos ambientais e sociais, não se encaixavam nas categorias existentes. Então a empresa trabalhou com o B Lab para tornar a certificação aplicável a grandes empresas.
Quando passou pelo processo de certificação, a empresa atingiu a nota 84,9 de um total de 200 pontos. Pode parecer pouco à primeira vista, mas a média das outras 70 mil empresas que já passaram pelo processo é 50 pontos. Portanto, a pontuação da Danone North America é memorável, mas mostra que ainda há muitas possibilidades para se avançar.
Nem tudo são flores e a empresa, como qualquer outra, possui suas falhas. Matéria da Fast Company informa que os fazendeiros que originalmente eram fornecedores da WhiteWave agora recebem menos pelo leite fornecido. E fazendeiros em regiões mais remotas perderam seus contratos (segundo a Danone, isso foi motivado pelo excesso de fornecimento de leite). A matéria explica que passar na avaliação do B Lab não significa ser uma empresa perfeita. E dá como exemplo empresas de água engarrafada que podem ser credenciadas, mesmo com os desafios inerentes às garrafas plásticas.
Um passo importante para o movimento de empresas B
A certificação da Danone North America é um passo importante tanto para a empresa, como para o movimento B, que busca exercer influência não somente sobre pequenas e médias empresas, mas também sobre os grandes players corporativos globais. O objetivo é mostrar ao mundo que não existe contradição entre fazer negócios e cuidar das pessoas e do planeta.
Cada vez mais, investidores têm pressionado empresas a considerar os seus impactos ambientais e sociais. Contudo, persiste ainda a ideia de que empresas B possuem custo operacionais maiores do que as tradicionais. Contradizendo esta percepção, a experiência da Danone e da sua cadeia produtiva mostra justamente o oposto. Seus custos operacionais caem na medida em que, por exemplo, há menos desperdício e uso mais eficiente de água e energia. Ao mesmo tempo, há ganhos em imagem perante os consumidores, o que pode resultar em aumento de vendas. Fornecedores que seguem os mesmos passos da Danone também notado redução dos seus custos operacionais.
Para saber mais
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Com informações do Sistema B, Impact Alpha, Triple Pundit e Fast Company.
Foto: Etiart, etiquetas tejidas em Visualhunt.com/ CC BY-NC-ND