O setor da moda pode ser transformado por negócios de impacto social e negócios tradicionais que adotem práticas ambiental e socialmente positivas

O setor da moda produz um profundo impacto ambiental no planeta. Por exemplo, segundo o relatório Pulse of The Fashion Industry 2017:

  1. Até 2030, a população global consumirá 102 milhões de toneladas de roupas por ano, o equivalente a 500 bilhões de camisetas;
  2. O uso de água na indústria de moda deve aumentar em 50% até 2030;
  3. O uso de energia e as emissões de CO2 equivalentes deve aumentar em 60% até 2030;
  4. O uso de água na indústria de moda deve aumentar em 50% até 2030.

Além disso, o impacto social também não deve ser descartado.

Na maior parte do mundo, trabalhadores na indústria da moda são mal remunerados e há muitos casos de trabalho análogo à escravidão. É um setor em que acontecem muitos acidentes de trabalho e os trabalhadores que produzem matéria-prima no campo são impactados pelos produtos químicos usados (fertilizantes, pesticidas, corantes etc.), que causam doenças ocupacionais, como câncer e partículas transportadas pelo ar.

Felizmente, há exemplos de negócios, de todos os tamanhos, que têm buscado transformar o setor e promover a moda consciente.

Na Kaleydos, já abordamos o tema diversas vezes. Hoje fazemos uma seleção das matérias mais importantes aqui publicadas, para que o leitor entenda os desafios socioambientais do setor e conheça as soluções de mercado que têm sido desenvolvidas.

Boa leitura!

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[mks_accordion_item title=”O impacto ambiental e social da moda”]

É urgente prestar atenção no impacto ambiental da moda

Até 2030, a humanidade irá consumir 102 milhões de toneladas de roupas por ano. Até 2050, a indústria global da moda consumirá um quarto do orçamento de carbono disponível no mundo (este termo representa a quantidade máxima de gases de efeito estufa que pode ser emitida para limitar as mudanças climáticas “toleráveis”.

Como o seu look do dia impacta o mundo?

Documentário da C&A mostra o caminho para uma moda mais sustentável.

Entenda o que é moda sustentável

O canal BCC TV entrevistou a co-fundadora do Projeto BUD, Renata Piazzon, para falar sobre moda sustentável. Renata explica a fundo o que o termo significa. Ao final, é realizado um debate.

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[mks_accordion_item title=”Moda sustentável e consciente: entenda o que é”]

Moda consciente: como empresas do setor podem contribuir para um mundo melhor

Indústria da moda precisa passar por uma revolução que torne a sustentabilidade e a valorização da mão-de-obra pontos centrais em seus modelos de negócio. Notícia da série +imPACTO: Negócios & Propósito, produzida em parceria com a Pipe.Social.

Certificação BCI: uma forma sustentável de produzir algodão

Reunindo produtores, beneficiadores, comerciantes, fabricantes, varejistas e organizações da sociedade civil em uma parceria global, a certificação BCI tem como objetivo garantir um futuro mais sustentável para o setor de produção de algodão.

Meghan Markle quer popularizar moda sustentável no mundo

Princesa britânica usa sua imagem para impulsionar marca de jeans sustentável.

Moda vegana? É de comer ou passar no cabelo?

Adriano Silva, publisher do Projeto Draft, conversa com Bárbara Mattivy, da Insecta Shoes. A Insecta é uma marca de sapatos veganos que reaproveita roupas de brechó que estavam paradas e as transforma em calçados. Ela não utiliza nenhuma matéria-prima animal, como couro, lã ou seda.

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[mks_accordion_item title=”Casos de sucesso e boas práticas do mercado”]

Negócios de impacto na moda sustentável

Vídeo do Social Good Brasil discute como como construir uma moda sustentável. Participam da discussão Jonas Lessa, da Retalhar, Dari Santos, da Alinha, e Lu Bueno, do Banco de Tecido, que apresentam seus negócios de impacto na construção de moda ética, justa e sustentável.

Sistema B: empresas brasileiras de moda possuem selo sustentável

Das mais de 100 empresas credenciadas pelo Sistema B, seis são do setor da moda: Rede Asta, Flavia Aranha, Insecta Shoes, Start Movin, Retalhar e Vanessa Montoro.

PanoSocial: empresa produz moda sustentável empregando ex-detentos como mão de obra

Empresa adota modelo de negócios que gera impacto positivo ambiental e social, apostando em dar uma segunda chance ex-detentos que buscam se ressocializar.

Em parceria com Dell, designer cria coleção de jóias feitas só com ouro retirado do lixo eletrônico

A Dell e a designer Nikki Reid criaram uma coleção de jóias – a The Circular Collection – que usa lixo eletrônico como sua matéria-prima. A coleção usa somente ouro reciclado, coletado de peças antigas de computadores.

Marca brasileira produz bolsas de guarda-chuva e jaquetas de restos de pneu

A Revoada, empresa de gaúcha de moda sustentável e negócio social integrante da rede Yunus Social Business, nasceu e 2013 com a missão de diminuir o impacto da indústria têxtil.

A marca que vende camisetas feitas com tecido de plástico reciclado e restos de algodão orgânico

Com o design inspirado na própria natureza, a marca Señor Seagull vende produtos fabricados 100% com materiais reciclados – tais como fibras de garrafas plásticas recicladas e restos de cultura de algodão orgânico, que costumam ir para o lixo.

Como a Re-Roupa usa a moda criada a partir de resíduos para provocar a própria indústria

O que antes seria descartado como lixo agora vira matéria-prima para moda sustentável.

C&A anuncia sua primeira coleção circular com foco em sustentabilidade

Um dos grandes diferenciais dessa peça é que ela foi produzida, de forma que não gere excesso de resíduos e, ao final de sua vida útil, por meio da compostagem, torne-se até mesmo nutrição para o solo.

GAP usará algodão 100% sustentável até 2021

Varejista aumentará as suas compras de algodão certificado, orgânico e reciclado. Decisão dá sinal a fornecedores de que mercado de algodão sustentável crescerá.

Empresas de Curitiba lançam tênis vegano

Modelo é uma opção ecológica para quem busca um calçado exclusivo.

C&A apresenta a calça jeans mais sustentável do mundo

Marca lançou jeans e camisetas com Certificação Cradle to Cradle™ nível Gold.

Instituto Lojas Renner desenvolve ações efetivas para empoderar mulheres na cadeia têxtil

Conheça o projeto Empreendedoras da Moda, que promove o empoderamento de mulheres na cadeia têxtil e conectar a Renner com os quatro pilares da economia circular da moda – varejo, pós-consumo, matéria-prima e produção.

Reebok lança tênis de milho e algodão orgânico

Batizada de Cotton + Corn, a iniciativa conseguiu aplicar a sustentabilidade do início ao fim. A ideia é que, desde o processo de produção até o pós-consumo, para tudo haja uma solução.

Marca neozelandesa fabrica casacos impermeáveis de plástico reciclado

As peças da Okewa são impermeáveis, bonitas e 100% feitas com materiais reciclados.

Marca gaúcha lança tênis e camisetas feitas de “papel” reciclável e vegano

A Dobra não mantém estoque dos produtos e todos os modelos que fabricam são artesanais e feitos sob medida.[/mks_accordion_item]
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Foto: PanoSocial (divulgação)