O LinkedIn é uma excelente ferramenta para colocar em prática a sua estratégia de networking e gerar negócios
“O LinkedIn funciona como uma vitrine de loja. Se ela está atrativa, logicamente vai facilitar o aumento das vendas. Com as empresas é a mesma coisa”.
Quem explica é Érika Ruberti, da Persona Marketing, uma consultoria de Marketing Digital e Relacionamento, com quem conversamos para que ela orientasse empreendedores de impacto que desejem usar essa plataforma para gerar negócios.
Uma grande vantagem da rede social de negócios é permitir ao empreendedor que entre em contato diretamente com pessoas tomadoras de decisão que possam gerar algum resultado para a sua empresa, como novos negócios ou parcerias.
Para que isso seja feito com sucesso, é fundamental que tenha uma estratégia clara de networking. Por isso, sugerimos que você leia também nossa matéria sobre o que é e como fazer networking para o seu negócio.
Uma vez que o empreendedor já tenha essa estratégia bem definida, pode usar o LinkedIn para executá-la. Mas para isso é importante se preparar, conforme as dicas abaixo. Boa leitura!
Este é um conteúdo da série:
Cinco dicas para o LinkedIn gerar resultados para o seu negócio
1 – Trabalhar o perfil pessoal e a página da empresa
Que tal começar pelo básico? Antes de tudo, o empreendedor deve ter um perfil completo e atrativo.
Isso inclui, por exemplo:
- A sua melhor foto profissional (se possível, contrate um fotógrafo);
- Uma boa imagem de capa que tenha relação com você, a sua carreira e os seus valores;
- Um resumo caprichado que descreva a sua carreira e o seu negócio, bem como os seus diferenciais
“Eu recebo muitos pedidos de conexão sem foto, com apenas o nome e às vezes o último trabalho. Não tem um resumo, nenhuma informação. Isso dificulta. Por que? Qual é o seu objetivo no LinkedIn? É importante fazer contatos assertivos com profissionais para que isso gere o maior número de conexões e negócios. Então se o profissional não tem um perfil completo e correto, vai ser mais difícil”, explica Erika.
Dica de leitura: LinkedIn: 17 dicas incríveis para você ter um perfil campeão
O mesmo raciocínio vale para a página corporativa da sua empresa no LinkedIn. Deve estar completa, com uma foto de capa profissional e bem atualizada, de maneira que realmente faça os seus visitantes entenderem o que o seu negócio faz e porque é relevante.
Dica de leitura: 7 dicas para decolar sua Company Page no LinkedIn
2 – Qualidade de conexões é melhor do que quantidade
“Muita gente fala ‘ah, tenho 30 mil seguidores’. Mas você conversa com essas pessoas ou elas só estão ali para fazer número?”.
Foque nos contatos de qualidade. Isso inclui selecionar bem para quem você irá enviar uma solicitação de conexão. Assim como fazer de vez em quando uma limpeza, tirando as pessoas que não entraram em contato ou que não responderam as suas mensagens. “Não tem porque ficar com muitos seguidores, muitas conexões”.
3 – Conversar com os seus contatos
Parece óbvio, não? Mas muita gente adiciona contatos relevantes para o seu negócio e depois não mantém contato com eles.
Além dessa atitude não gerar resultados, pode causar uma impressão negativa e até fazer com que o seu contato desfaça a conexão. E então você poderá ter perdido uma oportunidade de negócio.
Portanto, uma vez que você tenha bons contatos adicionados à sua rede, mantenha contato com eles. Novamente, nossa matéria sobre networking pode lhe ajudar a fazer isso de maneira estratégica e eficiente.
Erika comenta: “Sou bem criteriosa com isso. Eu aceitei a pessoa, então vou agradecer, continuar a conversa e muitas vezes eu fico sem resposta. Qual é o seu objetivo dentro dessa rede? Não é fazer conexões? A gente vive em sociedade e a sociedade se comunica. Não tem como você conviver sem conversar. Então, se abordou uma pessoa, dê continuidade a essa conversa”.
4 – Compartilhar informações de maneira inteligente
Você pode e deve compartilhar no LinkedIn conteúdos relevantes para os seus contatos. Como um artigo que tenha lido ou um vídeo que tenha assistido. Ou compartilhando conteúdos publicados pelos seus contatos. A qualidade dos conteúdos que você compartilha irão contribuir para a sua autoridade no seu nicho.
Mas não se limite a apenas compartilhar, faça um comentário inteligente e relevante. Ao deixar uma opinião ou uma informação adicional ao que foi publicado, isso ajudará a desenvolver a sua reputação na rede.
5 – Comunique o seu impacto
Se você é um empreendedor de impacto, é fundamental que comunique o impacto que o seu negócio gera. Dependendo da sua estratégia, essa comunicação pode tomar mais espaço do que a divulgação dos seus produtos e serviços.
Dica de leitura: Comunicação para negócios de impacto social: o que é e como fazer
“Você vê muitas empresas multinacionais sem uma divulgação de produto. E sim tudo o que elas estão fazendo, por exemplo, com relação a sustentabilidade e outros temas como desenvolvimento de pessoas. É o employer branding que está super em alta. Empresas menores também estão focando nisso. E isso pode gerar negócios entre empresas. Você pode fazer essas conexões e construir um projeto entre empresas que estão trabalhando na mesma área, que tenham o mesmo propósito”, segundo Erika.
Adotar a estratégia acima de maneira consistente fará com que você e o seu negócio sejam notados e ganhem boa reputação na rede. Aos poucos parceiros e clientes em potencial irão te abordar, interagir com você e isso pode acabar gerando dividendos de diversos tipos ao seu negócio. Agora, mãos à obra!
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Comunicação para negócios de impacto social: o que é e como fazer – Parte 2
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